Não dá para fugir das notícias… Se não sabemos o que está acontecendo com a Covid-19, o isolamento etc., vamos fazer tudo errado. E aí a pandemia cresce.

Mas, se estamos bem informados e fazendo tudo certinho, nada contra descontrair um pouco, certo? Então, no Sábado Sessão Saudade de hoje, separei três bons quadrinhos de humor.

Eles são tão diferentes entre si que até os protagonistas não têm nada a ver uns com os outros: humanos, super-heróis e… Bem, e cobras.

Tintim – Rumo à Lua” e “Tintim – Explorando a Lua”, de Hergé

Sou parcial: acho todo álbum do Tintim no mínimo ótimo. Além disso, Hergé é, para mim, um dos maiores quadrinistas do século 20 (explico aqui a razão).

Portanto, acho fácil indicar alguma de suas comédias cheias de aventura (ou aventuras cômicas, você escolhe). Para hoje, sugiro “Rumo à Lua” e sua continuação, “Explorando a Lua”.

Super-Homem e Batman: Os Piores do Mundo”, de Evan Dorkin e um monte de artistas

Se você está familiarizado com o universo dos super-heróis, sabe que tanto a Marvel como a DC têm personagens com poderes quase divinos.

“Os Piores do Mundo” reúne os quase-divinos Sr. Mxyzptlk (que vive perturbando o Superman) e Bat-Mirim (que idolatra tanto o Batman que só o atrapalha). O que acontece quando essas duas entidades resolvem brigar entre si, pulando de uma dimensão para outra? Resposta: uma graphic novel hilária, que homenageia sagas e personagens marcantes das décadas de histórias da DC Comics.

Quando digo “homenagem à DC”, estou simplificando. Aparecem mais de 300 personagens da editora, inclusive criaturas peculiares como o Besouro Bisonho, a Super-Tartaruga, o Taxista Espacial, o Capitão Cenoura e o perigoso vilão chamado… Senhor Banjo.

As Cobras – Antologia Definitiva”, de Luis Fernando Verissimo

Eu acho que Luis Fernando Verissimo é um caso a ser estudado: amo tudo o que ele faz. Contos, crônicas, romances, roteiros.  Se ele lançar um livro de culinária, eu aprendo a cozinhar só para comprar.

E ele também faz quadrinhos. No caso de “As Cobras”, inclusive, não só escreve como desenha.

A coletânea “As Cobras – Antologia Definitiva” reúne algumas das melhores tiras estreladas por essas incríveis personagens. Recomendo!

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169