Ao menos uma vez por mês, nós do Hábito de Quadrinhos apresentamos uma pequena leva de sugestões nacionais disponíveis no Catarse. Afinal, o financiamento coletivo nos abriu uma porta e tanto para ajudarmos (e conhecermos) quadrinistas nacionais em início de carreira (ou nem tanto…).

As descrições abaixo não são minhas, mas dos autores (ou editoras). Tomara que ao menos uma te agrade.

Boy Dodói – o livro”, de Bebel Abreu, Carol Ito, Helô D’Angelo e mais

“Boy Dodói é uma coletânea de histórias em quadrinhos sobre masculinidade tóxica. A intenção é promover reflexões sobre comportamentos machistas, sobretudo dentro das relações afetivas, para que eles sejam menos comuns no futuro (pelamor!).
O que é um Boy Dodói?
É o homem cis criado de forma doente pelo patriarcado, que reproduz atitudes ligadas à irresponsabilidade afetiva, falta de honestidade, manipulação, egocentrismo, ausência de noções básicas sobre como estar em uma relação sem ser um grande machista, entre outros comportamentos que causam sofrimento a quem se relaciona com ele.”

O Pescador de Memórias“, de Miguel Peres e Majory Yokomizo

“O Pescador de Memórias, com roteiro do português Miguel Peres e desenhos da brasileira Majory Yokomizo é o novo lançamento da Quadriculando. A HQ tem 68 páginas coloridas, formato 20×28 cm, papel offset de 90 gramas, capa cartão com orelhas e foi editada em 2021 no Reino Unido pela Blue Fox Comics e mais tarde em Portugal pela Kingpin Books.
Desde seu lançamento, a HQ venceu em 2022 o prêmio de “Melhor Argumento de Autor Português” no Vinhetas d’Ouro e foi indicado para “Melhor Argumento” e “Melhor Publicação Nacional” nos XIX Troféus Central Comics.”

O Entediante Apocalipse de Morte Crens“, de Gustavo Borges

“O álbum conta com material produzido de 2019 até 2022 e traz, presente nas tiras, os personagens: Vida, a pequena Fênix e os irmãos de Morte Crens – Guerra, Fome e Peste. Desde o início da concepção do personagem, havia a intenção de ter um livro sobre a interferência dos quatro cavaleiros do apocalipse na humanidade.
Porém, vivenciar um apocalipse era o que não estava nos planos… porém tivemos de enfrentar. a pandemia do Coronavírus. Inegavelmente, esse período impactou a vida de todos nós, então era impossível que o momento do mundo não fosse refletido de alguma forma nas tiras.
O livro também possui histórias curtas e muito conteúdo inédito, exclusivo da edição física e que não foi previamente postado na internet! As histórias são independentes e podem ser lidas fora da ordem de publicação, se o leitor preferir.”

Resistência à Teocrasília!“, de Denis Mello

“Oi, eu sou o Denis! Faço histórias em quadrinhos, e essa em particular é bastante desafiadora, um projeto combativo, que toma partido contra o autoritarismo e denuncia desde 2016 os malefícios da mistura entre religião e política e do levante dessa direita fanática, conservadora, militarizada e bizarramente tóxica! Se, como eu, você se preocupa com o rumo das coisas, precisa conhecer e se possível financiar a produção de Teocrasília!”

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169