A Disney+ disponibilizou, há poucos dias, uma série documental (curta, apenas quatro episódios de cerca de meia-hora) sobre um dos maiores artistas que já iluminou os quadrinhos: o argentino Quino, “pai” da inesquecível Mafalda.

Tenho um bordãozinho particular: ler Quino nunca é demais. Seja pelo roteiro – inteligente, socialmente críticou ou simplesmente engraçado – ou pela arte, sempre incrível, toda obra dele me agrada. Pode ser a produção mais famosa (ou seja, as HQs da Mafalda) ou a menos conhecida, mas igualmente incrível: seus cartuns.

A série se chama “Voltando a Ler Mafalda” e, claro, traça a história da personagem desde a sua origem. Mas aborda também seus reflexos nos quadrinhos de hoje, interpretando artistas contemporâneos como Liniers, Rep e Maitena.

“Voltando a Ler…” está disponível no Disney+ e no Star+. Abaixo, a sinopse:

“Mergulhe no incrível imaginário do cartunista Quino. Com diversos materiais de arquivo, Voltando a Ler Mafalda oferece um novo olhar sobre um autor à frente de seu tempo e a história em quadrinhos que acompanhou seus leitores em cada passo do caminho.”

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169