Gilmar é um ótimo chargista. E feroz. E quando digo “feroz” é um elogio. De tantas maneiras possíveis de lidar com a raiva diante das injustiças da sociedade, Gilmar parece ter aprendido uma extremamente útil: fazer arte.

As charges de Gilmar são críticas e ácidas. Em alguns casos, podem até parecer violentas – até você perceber que violenta é a realidade que está sendo retratada ali. Ele é um dos melhores chargistas do Brasil, e isso não é pouco em uma pátria que tem Laerte, Rafael Corrêa, Dalcio Machado…

Este novo livro se chama “Ascensão e Queda de Bolsonaro – Efeito Lula“. O título é auto-explicativo: são charges que retratam, muito criticamente, os quatro anos de Jair Bolsonaro na presidência – um período marcado por retrocessos, pandemia de Covid e fake news.

Abaixo, a descrição no Catarse:

“UM LIVRO COM CHARGES INÉDITAS! PARA JAMAIS ESQUECER O MOMENTO MAIS NEBULOSO DA DEMOCRACIA MODERNA.
O autor, através de charges impressionantes, registra os principais acontecimentos políticos e sociais do Brasil. Foram publicados 4 livros.
A importância do trabalho de Gilmar é único. Já foi, inclusive, exposto no Festival Internacional de Desenho de Imprensa em Saint Just Le Martel e recebeu o Prêmio Grand Prix Internacional De La Presse Etrangère em 2021.
A Skript produziu uma obra completa e histórica, reunindo as melhores charges do (des)governo Bolsonaro, diversas inéditas do período de transição, dos protestos, indo até a posse de Lula.
O novo e impressionante livro, com 220 páginas, terá notas editorais e um prefácio exclusivo.”

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169