Sim, eu estava de férias em dezembro… Mas não, não estava longe dos quadrinhos, nem do noticiário. Acompanhei a CCXP, a entrega do HQ Mix (cujos vencedores já haviam sido divulgados) e soube de dois lançamentos bem especiais. Vou falar brevemente de tudo isso por aqui.
Primeiro, os lançamentos: “Astro Boy“, personagem mais famoso do deus-mangá Osamu Tezuka, que já havia sido anunciado pela JBC, agora figura nos lançamentos confirmados para o primeiro semestre de 2024.
E a Pipoca & Nanquim anunciou dois volumes da Coleção Crepax ainda para este ano. Não seu o que vem por aí – Valentina? Anita? adaptações literárias como “Drácula”? -, mas é promissor. Para mim, o italiano Guido Crepax é um dos maiores quadrinistas de todos os tempos.
Tezuka e Crepax são dois grandes artistas, e voltaremos a estes lançamentos mais para a frente aqui no Hábito.
Premiação: Jabuti
Também digno de nota é o resultado do Prêmio Jabuti. A categoria Histórias em Quadrinhos do Jabuti foi para “Mukanda Tiodora“, drama histórico de Marcelo D’Salete que saiu pela Veneta. D’Salete há havia vencido o HQ Mix em duas categorias: desenhista nacional e arte-finalista nacional.