Ontem, no Sugestões de Sábado, apresentei três dos meus mangás favoritos (a lista é longa). Hoje, o Duas Dicas Dominicais será uma continuação, apresentando trabalhos de artistas mangakás incríveis que finalmente entraram em pré-venda.

Boa leitura!

Hokusai”, de Shotaro Ishinomori

O mangaká Shotaro Ishinomori (1938-98) teve brilho próprio em sua carreira – por exemplo, na marcante série Kamen Rider. Mas ele se superou nesta trilogia (publicada no Brasil em volume único), até pelo tema dela: a biografia do artista japonês Hokusai.

Uma curiosidade sobre Hokusai: ele concebeu um guia de esboços para ensinar os artistas como se ilustra. O livro fez tanto sucesso que veio o volume dois. E mais uma sequência. No total, foram 15! Você vai achar familiar o nome desses livros de esboços: “Mangá”. Sim, a palavra que hoje é sinônimo de quadrinhos japoneses chegou a esse significado por causa de Hokusai.

As Crônicas da Era do Gelo”, de Jiro Taniguchi

Já mencionei esta obra aqui em janeiro, quando foi anunciada, e não tenho vergonha de recomendar de novo. Afinal, Jiro Taniguchi (1947-2017) é, para mim, um dos maiores mangakás de todos os tempos.

Conheci o trabalho de Taniguchi de uma fase mais madura de sua carreira, abordando a rotina e o coração do homem comum. Estou bem curioso para ver esta HQ que traz algo que, para mim, parece distante do escopo normal dele: uma ficção científica ambientada em um futuro distante.

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169