É hoje! “Falcão e o Soldado Invernal” finalmente vai estrear! Aproveitei a chegada do seriado para falar de seus protagonistas. Ontem, apresentei curiosidades sobre o Soldado Invernal. Hoje, é a vez de Samuel Thomas Wilson, o Falcão!

Asa Vermelha, o parceiro do Falcão, é brasileiro
Desde sua primeira aparição, em uma história do Capitão América, o Falcão é acompanhado por um parceiro: o falcão Asa Vermelha.
O herói conta que conheceu seu parceiro quando estava de férias no Rio de Janeiro.

Falcão tem superpoderes
Em sua primeira aparição, Sam Wilson explica sua ligação com o Asa Vermelha: “Ele é mais do que um pássaro! Mais do que um falcão!… Ele é parte de mim!”
Mais tarde, a Marvel explicaria que há um “elo telepático” entre Sam Wilson e Asa Vermelha. E esse elo telepático foi criado por um dos seus maiores inimigos: o poderoso Caveira Vermelha.
Por que um supervilão faria isso com um de seus maiores inimigos? Bom, quem entende a mente de um supervilão?

Sam Wilson não é o primeiro Falcão da Marvel
Sam Wilson foi criado por Stan Lee e Gene Colan em 1969. Mas o primeiro Falcão da Marvel surgiu três décadas antes: Maurice Gutwirth criou Carl Burgess, o primeiro Falcão, em 1940!

Um inimigo chamado Dr. Sunga
Carl Burgess, o primeiro Falcão, era um vigilante sem poderes que enfrentava o perigoso inimigo chamado Dr. Sunga.
Sério, o nome dele é Dr. Sunga.

Sam Wilson não é o último Falcão da Marvel
O terceiro Falcão da Marvel é um mutante chamado Joaquín Torres, criado por Nick Spencer e Daniel Acuña em 2015, quando Sam Wilson ostentava o nome de Capitão América.

Falcão tem um sobrinho importante
Um ano após Sam Wilson surgir nas histórias do Capitão América, James “Jim” Wilson deu as caras nas páginas do Hulk. Foi somente nove anos depois, em 1979, que a Marvel divulgou que Sam era tio de Jim.
O sobrinho é importante: Jim Wilson foi um dos primeiros personagens da Marvel a ser HIV positivo. Ele morreu de complicações da Aids em uma história publicada em 1994 – até hoje, na minha opinião, uma das melhores histórias do Hulk.

Uma família no cinema
Sam Wilson não é o primeiro da sua família a dar as caras no Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês): Jim Wilson apareceu antes.
P.J. Kerr viveu o sobrinho do Falcão em uma minúscula ponta (do tipo piscou, perdeu) no filme “O Incrível Hulk”, lançado em 2008.

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169