
O espanhol Paco Roca é hoje um dos queridinhos do mercado brasileiro de quadrinhos. Não à toa: obras como o sensível “Rugas” e o excelente “O Abismo do Esquecimento” são incríveis.
Agora, a Devir traz uma obra, digamos assim, “dupla” de Paco Roca: “O Farol / O Jogo Lúgubre“, livro que reúne dois quadrinhos do início da carreira do talentoso espanhol.

Abaixo, a sinopse da editora:
“Esta edição reúne duas obras do início da carreira de Paco Roca, ambientadas em cenários de guerra que marcaram a história da Espanha, onde a loucura emerge como fruto da esperança e da sobrevivência.
O FAROL:
Francisco, um oficial republicano de dezessete anos, tenta atravessar a fronteira francesa em busca de segurança. Em sua fuga, ele chega a um velho farol perdido em um quebra-mar solitário. Telmo, o velho faroleiro, lhe dá abrigo. Com suas histórias de aventureiros livres que navegam por mares perdidos e descobrem lugares maravilhosos, ele tentará devolver ao jovem soldado a vontade de viver e sonhar.
O JOGO LÚGUBRE:
O ano é 1936, uma época de agitação artística e política. O fascismo está ganhando força na Europa. Na Espanha, a guerra civil está prestes a estourar. Jonás deixa Madri e viaja à trabalho para Cadaqués (Girona), como secretário de um pintor surrealista que vive em uma casa cercada por mistérios e boatos – onde Jonás
verá essa atmosfera macabra se transformar em seus maiores pesadelos.”