
Já que hoje é dia QUATRO…
Em 1961, a dupla Stan Lee e Jack Kirby lançou uma HQ curta que apresentava aos leitores mais um supergrupo de heróis: o Quarteto Fantástico. Mas não era só “mais um supergrupo”. Havia uma dinâmica totalmente diferente: eram uma família (noivo, noiva, cunhado, melhor amigo), não usavam máscaras, tinham um pé na ficção científica. O Senhor Fantástico, a Garota Invisível, o Tocha Humana e o Coisa inauguraram a Era Marvel dos quadrinhos, abrindo caminho para Homem-Aranha, Homem de Ferro, Thor, Vingadores, X-Men….
Estes personagens reverberam até hoje no gênero dos super-heróis – inclusive com o vindouro filme “Quarteto Fantástico: Primeiros Passos” (trailer abaixo), que estreia aqui no Brasil em 24 de julho. Há quatro (olha esta palara aqui de novo!) anos, entretanto, um livro de arte lançou luz especificamente na curta HQ inaugural do Quarteto Fantástico. Idealizado pelo premiado designer norte-americano Chip Kidd, “Fantastic Four No. 1: Panel by Panel” é um livro enorme, com a história original, de apenas 13 páginas, fotografada, ampliada e diagramada como um portentoso livro de mesa de 260 páginas.
A editora Excelsior está publicando este livro no Brasil: “Quarteto Fantástico Nº 1 – a HQ Mais Lendária da Marvel, Reinventada em Cada Detalhe” está em pré-venda. Abaixo, a sinopse:
“Um mergulho visual na edição que deu início à Era Marvel moderna. A obra-prima de Stan Lee e Jack Kirby, lançada em 1961, apresentou ao mundo o Quarteto Fantástico — composto por Sr. Fantástico, Garota Invisível, Tocha Humana e o Coisa — e redefiniu o que significava contar histórias em quadrinhos. Agora, o premiado designer gráfico Chip Kidd desconstrói essa edição histórica, página por página, quadro por quadro, revelando cada traço, cada detalhe, cada nuance da arte revolucionária de Kirby e da narrativa poderosa de Lee. Usando um exemplar original da HQ — hoje item de colecionador — Kidd transforma um clássico em uma nova experiência visual. Com fotografias de Geoff Spear, e textos exclusivos do editor da Marvel Tom Brevoort e do historiador Mark Evanier, este livro é uma verdadeira celebração da criação que marcou o universo dos quadrinhos. Para fãs, colecionadores e apaixonados pela Marvel: Garanta um exemplar desta obra para ler e revisitar quando quiser.”