Li esta notícia no Fora do Plástico e achei bem bacana: a Quadrinhopédia, o Comitê Nacional de Quadrinhos e o coletivo Quadrinistas Uni-Vos estão realizando a primeira edição do Censo Nacional dos Profissionais de Quadrinhos e Humor Gráfico.

Os organizadores explicam assim a iniciativa: “Este projeto pretende fazer um mapeamento de todas as pessoas que trabalham e atuam com quadrinhos e/ou humor gráfico no Brasil. Entre os principais objetivos deste levantamento de dados, está a possibilidade de entendermos melhor as necessidades dos profissionais da área, além de servir de base para auxiliar em demandas antigas, como melhor reconhecimento da profissão e incentivo a novos editais de produção de quadrinhos“.

Acho bacana demais e estou bem curioso quanto ao resultado. Pelo que acompanho da área, tenho a impressão de que, no quesito profissionalização, muito ainda pode ser aprimorado, para propiciar melhores condições de trabalho aos artistas por trás da produção nacional.

Para participar, é preciso preencher este formulário; para saber mais informações, é só clicar aqui. As respostas serão recebidas até 22 de julho de 2025. Os organizadores não divulgaram a data da publicação dos resultados, mas deve ser entre setembro e outubro deste ano.

Parabéns a eles pela iniciativa!

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169