A organização do Eisner Awards divulgou ontem, 16, os indicados nas 32 categorias do Eisner Awards, o maior prêmio aos quadrinhos publicados nos EUA. A lista está abaixo, e, após uma rápida lida, duas coisas me saltaram aos olhos.

Ei, cara, cadê a Marvel Comics? Das cinco melhores séries contínuas (ou seja, revistas, normalmente mensais), quatro são da DC e uma, da Image. Aí a gente olha para as outras categorias ligadas a série: série limitada (normalmente as famosas “minisséries”) e nova séries… Nada de Marvel. Será que a editora não está mais conseguindo produzir bons quadrinhos como antigamente?

Outro destaque: o reconhecimento ao talento da escritora Kelly Thompson. Ela foi indicada a nada menos do que cinco categorias: melhor roteirista (claro!), série contínua (por “Birds of Prey”, traduzida aqui como “Aves de Rapina”, e desenhada pelo brasileiro Leonardo Romero), série limitada (“The Cull”, imagem que abre este texto), nova série (“Black Cloak”) e até de humor (“It’s Jeff”). Baita reconhecimento!

Também gostei de ver o nome do brasileiro Danilo Beyruth, um dos artistas por trás de Deep Cuts, da Image, que concorre na categoria de melhor coletânea, e que “Saudade” (traduzida como “Missing You”), da dupla de brasileiros Phellip Willian e Melissa Garabeli, é uma das finalistas nas publicações para crianças.

MELHOR HISTÓRIA CURTA

“Friendship Is Forever”, de Sam Maggs e Keisha Okafor, em My Little Pony 40th Celebration (IDW)

“The Kelpie”, de Becky Cloonan, em Four Gathered on Christmas Eve (Dark Horse)

“The Lady of the Lake”, de Joe S. Farrar e Guilherme Grandizolli, em BUMP: A Horror Anthology #3 (BUMP)

“Talking to a Hill”, de Larry Hancock e Michael Cherkas, em Comics for Ukraine (Zoop)

“World’s Finest, Part 1″, de Tom King e Belen Ortega, em Wonder Woman #3 (DC)

MELHOR EDIÇÃO ÚNICA

Horologist, de Jared Lee e Cross (Grim Film)

Nightwing #105, de Tom Taylor e Bruno Redondo (DC)

Star Trek: Day of Blood—Shax’s Best Day, de Ryan North e Derek Charm (IDW)

Superman 2023 Annual, de Joshua Williamson e others (DC)

Sweet Paprika: Black, White, & Pink, de Mirka Andolfo e others (Image)

MELHOR SÉRIE CONTÍNUA

Birds of Prey (imagem acima), de Kelly Thompson e Leonardo Basto Romero (DC)

Nightwing, de Tom Taylor e Bruno Redondo (DC Comics)

Shazam!, de Mark Waid e Dan Mora (DC)

Transformers, de Daniel Warren Johnson (Image Skybound)

Wonder Woman, de Tom King e Daniel Sampere (DC)

MELHOR SÉRIE LIMITADA

The Cull, de Kelly Thompson e Mattia De Iulis (Image)

Godzilla: Here There Be Dragons, de Frank Tieri e Inaki Miranda (IDW)

Kill Your Darlings, de Ethan S. Parker, Griffin Sheridan, e Robert Quinn (Image)

PeePee PooPoo, de Caroline Cash (Silver Sprocket)

Superman: Lost, de Christopher Priest e Carlo Pagulayan (DC)

MELHOR NOVA SÉRIE

Beneath the Trees Where Nobody Sees, de Patrick Horvath (IDW)

Black Cloak, de Kelly Thompson e Meredith McClaren (Image)

Local Man, de Tim Seeley e Tony Fleecs (Image)

Phantom Road, de Jeff Lemire e Gabriel Hernández Walta (Image)

Somna: A Bedtime Story, de Becky Cloonan e Tula Lotay (DSTLRY)

MELHOR PUBLICAÇÃO PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO A LER

Bigfoot e Nessie: The Art of Getting Noticed, de Chelsea M. Campbell e Laura Knetzger (Penguin Workshop/Penguin Random House)

Burt the Beetle Lives Here! de Ashley Spires (Kids Can Press)

Go-Go Guys, de Rowboat Watkins (Chronicle Books)

The Light Inside, de Dan Misdea (Penguin Workshop/Penguin Random House)

Milk e Mocha: Our Little Happiness, de Melani Sie (Andrews McMeel)

Tacos Today: El Toro & Friends, de Raúl the Third (HarperCollins/Versify)

MELHOR PUBLICAÇÃO PARA CRIANÇAS

Buzzing, de Samuel Sattin e Rye Hickman (Little, Brown Ink)

Mabuhay!, de Zachary Sterling (Scholastic Graphix)

Mexikid: A Graphic Memoir, de Pedro Martín (Dial Books for Young Readers/Penguin Young Readers)

Missing You, de Phellip Willian e Melissa Garabeli; tradução de Fabio Ramos (Oni Press)

Saving Sunshine, de Saadia Faruqi e Shazleen Khan (First Second/Macmillan)

MELHOR MELHOR PUBLICAÇÃO PARA ADOLESCENTES

Blackward, de Lawrence Lindell (Drawn & Quarterly)

Danger e Other Unknown Risks, de Ryan North e Erica Henderson (Penguin Workshop/Penguin Random House)

Frontera, de Julio Anta e Jacode Salcedo (HarperAlley)

Lights, de Brenna Thummler (Oni Press)

Monstrous: A Transracial Adoption Story, de Sarah Myer (First Second/Macmillan)

My Girlfriend’s Child, vol. 1, de Mamoru Aoi, tradução de Hana Allen (Seven Seas)

MELHOR PUBLICAÇÃO DE HUMOR

How to Love: A Guide to Feelings & Relationships for Everyone, de Alex Norris (Candlewick/Walker Books)

I Was a Teenage Michael Jackson Impersonator, e Other Musical Meanderings, de Keith Knight (Keith Knight Press)

It’s Jeff: The Jeff-Verse #1, de Kelly Thompson e Gurihiru (Marvel)

Macanudo: Optimism Is for the Brave, de Liniers (Fantagraphics)

The Yakuza’s Bias, de Teki Yatsuda. Tradução de Max Greenway (Kodansha)

MELHOR ANTOLOGIA

Comics for Ukraine, de Scott Dunbier (Zoop)

Deep Cuts, de Kyle Higgins, Joe Clark, Danilo Beyruth, e outros (Image)

The Devil’s Cut, de Will Dennis (DSTLRY)

Marvel Age #1000, de Tom Brevoort (Marvel)

The Out Side: Trans & Nonbinary Comics, de The Kao, Min Christensen, e David Daneman (Andrews McMeel)

Swan Songs de W. Maxwell Prince e others (Image)

MELHOR OBRA BASEADA EM FATOS REAIS

Are You Willing to Die for the Cause? de Chris Oliveros (Drawn & Quarterly)

Last on His Feet: Jack Johnson e the Battle of the Century, de Adrian Matejka e Youssef Daoudi (Liveright)

Messenger: The Legend of Muhammad Ali, de Marc Bernardin e Ron Salas (First Second/Macmillan)

Thing: Inside the Struggle for Animal Personhood, de Samuel Machado e Cynthia Sousa Machado with Steven M. Wise (Island Press)

Three Rocks: The Story of Ernie Bushmiller: The Man Who Created Nancy, de Bill Griffith (Abrams ComicArts)

MELHOR OBRA DE MEMÓRIA

Family Style: Memories of an American from Vietnam, de Thien Pham (First Second/Macmillan)

A First Time for Everything, de Dan Santat (First Second/Macmillan)

In Limbo, de Deb JJ Lee (First Second/Macmillan)

Memento Mori, de Tiitu Takalo, tradução de Maria Schroderus (Oni Press)

Sunshine: How One Camp Taught Me About Life, Death, e Hope, de Jarrett J. Krosoczka (Scholastic Graphix)

The Talk, de Darrin Bell (Henry Holt)

MELHOR GRAPHIC NOVEL – INÉDITA

Ashes, de Álvaro Ortiz, tradução de Eva Ibarzabal (Top Shelf/IDW)

Eden II, de K. Wroten (Fantagraphics)

A Guest em the House, de Emily Carroll (First Second/Macmillan)

Parasocial, de Alex De Campi e Erica Henderson (Image)

Roaming, de Mariko Tamaki e Jillian Tamaki (Drawn & Quarterly)

MELHOR GRAPHIC NOVEL – REIMPRESSÃO

Doctor Strange: Fall Sunrise Treasury Edition, de Tradd Moore (Marvel)

The Good Asian, de Pornsak Pichetshote e Alexandre Tefenkgi (Image)

Hip Hop Family Tree: The Omnibus, de Ed Piskor (Fantagraphics)

Orange Complete Series Box Set, de Ichigo Takano, tradução de Amber Tamosaitis (Seven Seas)

Wonder Woman Historia: The Amazons, de Kelly Sue DeConnick, Phil Jimenez, Gene Ha, e Nicola Scott (DC)

MELHOR ADAPTAÇÃO DE OUTRA MÍDIA

Bea Wolf, adapted de Zach Weinersmith e Boulet (First Second/Macmillan)

DRCL midnight children, vol. 1, based on Bram Stoker’s Dracula, de Shin’ichi Sakamoto, tradução de Caleb Cook (VIZ Media)

H.P. Lovecraft’s The Shadow over Innsmouth, adaptação por Gou Tanabe, tradução de Zack Davisson (Dark Horse Manga)

The Monkey King: The Complete Odyssey, adaptação por Chaiko, tradução de Dan Christensen (Magnetic)

Watership Down, de Richard Adams, adaptação por James Sturm e Joe Sutphin (Ten Speed Graphic)

MELHOR EDIÇÃO AMERICANA DE MATERIAL ESTRANGEIRO

Ashes, de Álvaro Ortiz, tradução de Eva Ibarzabal (Top Shelf/IDW)

Blacksad, Vol 7: They All Fall Down, Part 2, de Juan Díaz Canales e Juanjo Guarnido, tradução de Diana Schutz e Brandon Kander (Europe Comics)

A Boy Named Rose, de Gaëlle Geniller, tradução de Fabrice Sapolsky (Fairsquare Comics)

The Great Beyond, de Léa Murawiec, tradução de Aleshia Jensen (Drawn & Quarterly)

Shubeik Lubeik, de Deena Mohamed (Pantheon Books/Penguin Random House)

Spa, de Erik Svetoft, tradução de Melissa Bowers (Fantagraphics)

MELHOR EDIÇÃO AMERICANA DE MATERIAL ASIÁTICO

DRCL midnight children, vol. 1, baseado em Bram Stoker’s Dracula, de Shin’ichi Sakamoto, tradução de Caleb Cook (VIZ Media)

Goodbye, Eri, de Tatsuki Fujimoto, tradução de Amanda Haley (VIZ Media)

The Horizon, vol. 1, de JH, tradução de ULTRAMEDIA Co. Ltd. (Yen/Ize Press)

My Picture Diary, de Fujiwara Maki, tradução de Ryan Holmberg (Drawn & Quarterly)

River’s Edge, de Kyoko Okazaki, tradução de Alexa Frank (Kodansha)

The Summer Hikaru Died, vol. 1, de Mokumokuren, tradução de Ajani Oloye (Yen Press)

MELHOR COLEÇÃO OU PROJETO de COLETÂNEA DE TIRAS

Dauntless Dames: High-Heeled Heroes of the Comic Strips, edição de Peter Maresca e Trina Robbins (Fantagraphics)

David Wright’s Carol Day: Lance Hallam, de Roger Clark, Chris Killackey, e Guy Mills (Slingsde Bros, Ink!)

Popeye Sundays Vol 3: The Sea Hag e Alice the Goon, de E.C. Segar, edição de Conrad Groth e Gary Groth (Fantagraphics)

Walt Disney’s Silly Symphonies 1932-1935: Starring Bucky Bug e Donald Duck e Walt Disney’s Silly Symphonies 1935-1939: Starring Donald Duck e Big Bad Wolf, edição de David Gerstein (Fantagraphics)

Where I’m Coming From, de Barbara Brandon-Croft, edição de Peggy Burns e Tracy Hurren (Drawn & Quarterly)

MELHOR COLEÇÃO OU PROJETO de COLETÂNEA DE REVISTAS DE QUADRINHOS

Adventures Into Terror: The Atlas Comics Library, vol. 1, edição de Michael J. Vassallo (Fantagraphics)

All-Negro Comics 75th Anniversary Edition, edição de Chris Robinson (Very GOOD Books)

The Ballad of Halo Jones Full Colour Omnibus, de Alan Moore e Ian Gibson, edição de Olivia Hicks (2000AD/Rebellion)

The John Severin Westerns Featuring American Eagle, edição de Michael Dean (Fantagraphics)

Michael Golden’s Marvel Stories Artist’s Edition, edição de Scott Dunbier (IDW)

MELHOR ROTEIRISTA

Stephen Graham Jones, Earthdivers (IDW)

Mariko Tamaki, Roaming (Drawn & Quarterly)

Tom Taylor, Nightwing, Titans (DC)

Kelly Thompson, Birds of Prey, Harley Quinn, Black White e Redder (DC); Black Cloak, The Cull (Image); It’s Jeff, Captain Marvel (Marvel)

Mark Waid, Batman/Superman: World’s Finest, Shazam!, World’s Finest: Teen Titans (DC)

G. Willow Wilson, Poison Ivy (DC); Hunger e the Dusk (IDW)

MELHOR ROTEIRISTA/ILUSTRADOR

Emily Carroll, A Guest em the House (First Second/Macmillan)

Bill Griffith, Three Rocks (Abrams ComicArts)

Daniel Warren Johnson, Transformers (Image Skybound)

Mokumokuren, The Summer Hikaru Died, vol. 1 (Yen Press)

Zoe Thorogood, Hack/Slash: Back To School (Image)

Tillie Walden, Clementine Book Two (Image Skybound)

MELHOR DESENHISTA/ARTE-FINALISTA OU EQUIPE DE DESENHISTA/ARTE-FINALISTA

Jason Shawn Alexander, Detective Comics (DC); Killadelphia, with Germán Erramouspe (Image)

Tula Lotay, Barnstormers: A Ballad of Love e Murder (Comixology Originals/MELHOR Jackett)

Inaki Miranda, Godzilla: Here There Be Dragons (IDW)

Dan Mora, Batman/Superman: World’s Finest, Shazam! (DC)

Chris Samnee, Fire Power (Image Skybound)

Jillian Tamaki, Roaming (Drawn & Quarterly)

MELHOR ARTISTA MULTIMÍDIA (INTERIOR)

Jason Shawn Alexander, Blacula: Return of the King (Zombie Love Studios)

Chaiko, The Monkey King (Magnetic)

Juanjo Guarnido, Blacksad, Vol 7: They All Fall Down, Part 2 (Europe Comics)

Liam Sharp, Nocterra: Nemesis Special (MELHOR Jackett); Starhenge: The Dragon e the Boar (Image)

Martin Simmonds, Universal Monsters: Dracula (Image Skybound)

Sana Takeda, The Night Eaters: Her Little Reapers (Abrams ComicArts); Monstress (Image)

MELHOR CAPISTA

Jen Bartel, DC Pride 2023, Fire & Ice: Welcome to Smallville #1 (DC); Captain Marvel: Dark Tempest #1, Demon Wars: Scarlet Sin #1, Scarlet Witch #9, Sensational She-Hulk (Marvel)

Evan Cagle, Detective Comics (DC)

Jenny Frison, Alice Never After #1, BRZRKR: Fallen Empire #1, e other alternate covers (BOOM! Studios); Knight Terrors: Harley Quinn #1–2, Poison Ivy #8, #12 (DC)

E. M. Gist, Expanse Dragon Tooth #1, Something Is Killing the Children #28 & #34, Wild’s End, vol 2 #4 e other alternate covers (BOOM! Studios); Amazing Spider-Man #23, Doctor Aphra #36, Moon Knight #3, Nightcrawlers #1, Wolverine #38 (Marvel)

Peach Momoko, Demon Wars: Scarlet Sin, various alternate covers (Marvel)

Dan Mora, Coda #3, Damn Them All #4, MMPR 30th Anniversary Special #1, Rare Flavours #3 e other alternate covers (BOOM! Studios); Batman/Superman: World’s Finest, Outsiders #1, Poison Ivy #9, Shazam!, Titans #1 (DC)

MELHOR COLORISTA

Jordie Bellaire, Batman, Birds of Prey (DC); Dark Spaces: Hollywood Special (IDW)

Matt Hollingsworth, Captain America, Doctor Strange, Guardians of the Galaxy, Punisher (Marvel)

Lee Loughridge, Red Zone (AWA); Edgeworld, Grammaton Punch, Nostalgia (Comixology Originals); The Devil’s Cut, Gone, Somna (DSTLRY); Star Trek (IDW); Killadelphia (Image); Hunt. Kill. Repeat. (Mad Cave)

Dave McCaig, The Sacrificers (Image), The Walking Dead Deluxe (Image Skybound)

Dean White, Conan the Barbarian (Titan Comics)

MELHOR LETREIRAMENTO

Lauren Bowes, Inside the Mind of Sherlock Holmes (Titan Comics)

Emily Carroll, A Guest em the House (First Second/Macmillan)

Bill Griffith, Three Rocks (Abrams ComicArts)

Hassan Otsmane-Elhaou, The Unlikely Story of Felix e Macabber, The Witcher: Wild Animals, e others (Dark Horse); Batman: City of Madness, The Flash, Poison Ivy, e others (DC); Black Cat Social Club (Humanoids); Beneath the Trees Where Nobody Sees (IDW); The Cull, What’s the Furthest Place from Here? (Image); e outros

Richard Starkings, Barnstormers: A Ballad of Love e Murder, Canary (Comixology Originals/MELHOR Jackett); Parliament of Rooks (Comixology); Astro City, Battle Chasers (Image); Conan the Barbarian (Titan Comics)

Rus Wooton, Monstress, The Sacrificers (Image); Fire Power, Kroma, Transformers, The Walking Dead Deluxe, Universal Monsters: Dracula, Void Rivals (Image Skybound); Hunt. Kill. Repeat., A Legacy of Violence, Nature’s Labyrinth (Mad Cave)

MELHOR MATERIAL JORNALÍSTICO SOBRE QUADRINHOS

The Comics Journal #309; edited de Gary Groth, Kristy Valenti, e Austin English (Fantagraphics)

“The Indirect Market”, de Brandon Schatz e Danica LeBlanc, comicsbeat.com

Rob Salkowitz, for Forbes, ICv2.com, Publishers Weekly

SKTCHD, de David Harper, www.sktchd.com

SOLRAD: The Online Literary Magazine for Comics, www.solrad.co (Fieldmouse Press)

MELHOR LIVRO SOBRE QUADRINHOS

Bryan Talbot: Father of the British Graphic Novel, de J. D. Harlock e Bryan Talbot (Brainstorm Studios)

Confabulation: An Anecdotal Autobiography, de Dave Gibbons (Dark Horse)

Flamed Out: The Underground Adventures e Comix Genius of Willy Murphy, edited de Mark Burstein (Fantagraphics)

I Am the Law: How Judge Dredd Predicted Our Future, de Michael Molcher (Rebellion)

The Pacific Comics Companion, de Stephan Friedt e Jon B. Cooke (TwoMorrows)

Thalamus: The Art of Dave McKean (Dark Horse)

MELHOR TRABALHO ACADÊMICO

Asian Political Cartoons, de John A. Lent (University Press of Mississippi)

The Claremont Run: Subverting Gender em the X- Men, de J. Andrew Deman (University of Texas Press)

Desegregating Comics: Debating Blackness em the Golden Age of American Comics, edição de Qiana Whitted (Rutgers University Press)

If Shehrazad Drew: Critical Writings on Arab Comics, de George Khoury-Jad (Sawaf Center for Arab Comics Studies e American University of Beirut Press)

In Visible Archives: Queer e Feminist Visual Culture em the 1980s, de Margaret Galvan (University of Minnesota Press)

Super Bodies: Comic Book Illustration, Artistic Styles, e Narrative Impact, de Jeffrey A. Brown (University of Texas Press)

MELHOR DESIGN

Bram Stoker’s Dracula e Mary Shelley’s Frankenstein, design de Mike Kennedy (Magnetic)

Gratuitous Ninja, de Ronald Wimberly, design de Chloe Scheffe (Beehive Books)

Inside the Mind of Sherlock Holmes, design de Donna Askem (Titan Comics)

Iron Maiden: Piece of Mind, design de Josh Bernstein e Rob Schwager (Z2)

Toilet-bound Hanako-kun First Stall Box Set, design de Wendy Chan (Yen Press)

MELHOR WEBCOMIC

Asturias: The Origin of a Flag, de Javi de Castro, https://www.javidecastro.com/asturias-the-origin-of-a-flag

Daughter of a Thousand Faces, de Vel (Velinxi), https://tapas.io/series/daughter-of-a-thousand-faces/info (Tapas)

Lore Olympus, de Rachel Smythe, https://www.webtoons.com/en/romance/lore-olympus/s3-episode-226/viewer?title_no=1320&episode_no=231 (WEBTOON)

Matchmaker, vol. 6, de Cam Marshall at https://matchmakercomic.com/. (Silver Sprocket)

3rd Voice, de Evan Dahm, https://www.webtoons.com/en/canvas/3rd-voice/list?title_no=828919 (WEBTOON)

Unfamiliar, de Haley Newsome: https://tapas.io/series/unfamiliar/info (Tapas)

MELHOR QUADRINHO DIGITAL

Blacksad, Vol 7: They All Fall Down, Part 2. de Juan Díaz Canales e Juanjo Guarnido, tradução de Diana Schutz e Brandon Kander (Europe Comics)

Friday, de Ed Brubaker e Marcos Martin, vols. 7–8 (Panel Syndicate)

Parliament of Rooks, de Abigail Jill Harding (Comixology Originals)

Practical Defense Against Piracy, de Tony Cliff (delilahdirk.com)

A Witch’s Guide to Burning, de Aminder Dhaliwal (Instagram.com/aminder_d)

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169