Shigeru Mizuki (1922-2015) foi um grande – e prolífico – mangaká. Transitou por gêneros, como mostram obras dele recentemente publicadas por aqui: o terror “Nonnonba” (premiado em Angoulême) e “Marcha Para a Morte”, uma ótima HQ de guerra (e premiada nos EUA, no Eisner Awards). E tem mais Mizuki vindo por aí.

A Devir anunciou dois lançamento de Mizuki para este fim de ano “Hitler” e o primeiro volume de “Showa“. Um bom momento para apreciar o histórico Mizuki escrevendo sobre… História.

O título do primeiro livro (acima) entrega o conteúdo: trata-se da biografia de um dos piores criminosos da história, Adolf Hitler.

O outro lançamento (abaixo) também tem um caráter histórico: conta a história do Japão durante a chamada Era Showa, período que vai de 1926 a 1989, quando o imperador Hirohito (conhecido como Imperador Showa) esteve no poder. É um trabalho mastodôntico, de nada menos do que oito volumes – a coleção brasileira seguirá a edição americana e sairá com quatro livros de aproximadamente 500 páginas.

Abaixo, as sinopses da editora:

Hitler” (tradução de Caio Suzuki)
Quem foi Adolf Hitler? Um jovem megalomaníaco e obsessivo, frustrado em suas aspirações artísticas que se tornou um ditador com a ambição de dominar o mundo. A história contada com maestria por Shigeru Mizuki é um relato próximo da realidade sobre a vida e os desejos de um homem que marcou a História da Alemanha e do mundo – desde a sua juventude, passando por sua improvável carreira militar e o seu papel fundamental na II Guerra Mundial, até a sua morte.

Um mangá biográfico desenhado com pinceladas ousadas, que apresenta uma perspectiva japonesa sobre os acontecimentos que levaram ao maior conflito do século XX. Mizuki traça aqui um paralelo com a própria história militar do Japão, um tema que se tornou central na sua obra devido a sua posição pacifista e aos traumas causados por sua participação na guerra.
No mangá Hitler, Shigeru Mizuki mergulha nos livros de história para criar um retrato intenso e eloquente da figura de Adolf Hitler.

Showa 1926-1939: Uma História do Japão” (tradução de Arnaldo Oka)
Showa 1926-1939: Uma História do Japão é o primeiro volume do retrato histórico meticulosamente pesquisado por Shigeru Mizuki do Japão do século XX. Este volume trata do período que antecedeu a Segunda Guerra Mundial, uma época de elevado desemprego e outras dificuldades econômicas causadas pela Grande Depressão.
Quando a Era Showa começou, o próprio Mizuki tinha apenas alguns anos de idade, então suas primeiras memórias coincidem com os primeiros eventos do período. Mizuki traz a história para o reino do pessoal, tornando-a palatável e, de fato, atraente, tanto para o público jovem quanto para os leitores mais maduros. Ao descrever a militarização que levou à Segunda Guerra Mundial, a posição de Mizuki em relação à guerra é ponderada e muitas vezes francamente crítica – o seu retrato do Massacre de Nanjing pinta claramente o incidente (um tema controverso no Japão) como uma atrocidade. Showa 1926-1939 de Mizuki é uma história lindamente contada que acompanha como os desenvolvimentos tecnológicos e a mudança na estabilidade económica do país tiveram um papel na definição da política externa do Japão no início do século XX.

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169