Uma das coisas que mais gosto de fazer, como leitor de HQs do século 21, é navegar por projetos de quadrinistas brasileiros em sites de financiamentos coletivos. Sempre me deparo com surpresas, como o quadrinho do excelente nadador Daniel Dias que encontrei há poucos dias. Aí, ao menos uma vez por mês, reúno alguns destes projetos e os apresento aqui, no Hábito de Quadrinhos. Como são obras inéditas, as descrições abaixo são dos próprios autores.

Daniel Dias“, de Felipe Tazzo e Murilo Fernandez

“Com parceria da Memorabília do Esporte e da Editora Universo Fantástico, Daniel Dias traz a história do maior medalhista do esporte nacional.
Nome absoluto da natação paralímpica, Daniel Dias tem uma trajetória de muita dedicação, empenho e vitórias ao longo de sua carreira no esporte. Mais do que isso, sua trajetória familiar mostra o quanto esse empenho foi, sempre, compartilhado por sua família.
Com 100 medalhas, sendo 78 de ouro, Daniel esbanja alegria em seu sorriso aberto – sua marca registrada – e determinação em sua história de vida, sendo hoje o maior medalhista da história do esporte nacional
Dando sequência à parceria de sucesso que já lançou Oscar e o Pan 87 , Garrincha e Zico, a Ultimato do Bacon Editora, a Memorabília do Esporte e a editora Universo Fantástico produziram esta linda HQ, contanto um pouquinho desta gloriosa trajetória.
Sua incrível história é contada na HQ Daniel Dias, com roteiro de Felipe Tazzo, desenhos de Murilo Fernandez e cores de Gabú Brito, mostrando como um garoto do interior, com todas as dificuldades que a vida lhe apresentou, se dedicou a ser feliz na vida, sempre apoiado por sua família, conquistando, como consequência de sua dedicação e empenho, as maiores glórias que a natação poderia lhe reservar.

Onde Habita o Medo“, do Coletivo de Quadrinistas Indígenas

“Kauê é um menino introspectivo que sempre visita seus avós em uma ilha às margens do rio Amazonas. Porém a tranquila vida dos habitantes desse vilarejo é tomada pelo pânico quando crianças começam a desaparecer. Kauê decide descobrir o que está por trás desse mistério e se une (contra sua vontade) aos moradores da vila Tainara, Lucas e Moema. Uma assombrada palafita e passados amaldiçoados ocultados os envolveram em desventuras encantadas e assustadoras em uma jornada de respeito e escuta a sabedoria dos anciões e retomada da espiritualidade de seu povo.
Onde habita o medo é a nova HQ desenvolvida pela dupla nortista TAI e NIL, indicados ao 35º Troféu HQMIX e ao 39º Troféu Angelo Agostini pela HQ Causos de Visagens para Crianças Maluvidas. Em Causos, os leitores foram apresentados as encantarias e visagens desse vilarejo amazônida através das histórias de Dona Juracy, e agora, é hora de descobrir se todos os alertas feitos ao pequeno Kauê, o ajudarão a sobreviver a essa jornada contra forças que ele jamais pensou que iria conhecer.”

O Retrato Inacabado de Madame Bardin“, de Lari Macedo

Eu sempre digo que O Retrato Inacabado de Madame Bardin já estava morando no meu coração há muito tempo. É a história que eu sempre quis contar, mesmo que ainda não soubesse disso. Então, tudo o que fiz foi encontrá-la e colocá-la no papel.
Eu encontrava minhas personagens vivas em mim: assim como Fran, eu tenho minhas angústias enquanto mulher – no meu caso, a que produz quadrinhos em 2024 – assim como Charlotte, eu tenho minhas inseguranças e, assim como Ana e Maya, tenho uma curiosidade insaciável por desvendar mistérios.
Esse quadrinho foi escrito e desenhado ao longo dos anos de pandemia, tendo sua versão online publicada mensalmente (ou quase) no Tapas.
Essa campanha de financiamento coletivo foi criada para viabilizar a publicação do Volume 1 do quadrinho e seu lançamento da POC CON 24!”

Pieri

Olá, sou Gabriel Pieri, mais conhecido como Pieri. Sou ilustrador e quadrinista de São Paulo. Trabalhei com animação e desenho, e desde 2020 tenho publicado quadrinhos na internet. Tudo começou com “Malagueta” e hoje estou lançando minha segunda série, intitulada “Iraúna do Olhar Âmbar”! Gostaria de lhe apresentar o meu projeto no Catarse.
A cada semana, compartilho duas páginas de quadrinhos nas minhas redes sociais e em plataformas de quadrinhos online. Isso tem me permitido construir uma comunidade fiel de leitores que aguardam ansiosamente por novos conteúdos. Os quadrinhos são uma paixão que me move, e meu desejo é dedicar-me inteiramente a essa arte, proporcionando páginas mais rapidamente e com maior qualidade. No entanto, atualmente, tenho que equilibrar esse trabalho com outras fontes de renda, o que limita o tempo que posso investir nos quadrinhos . Para mudar essa situação, decidi lançar este projeto no Catarse!
Ao apoiar esta campanha, você estará contribuindo para que eu continue dedicando-me ao trabalho que mais amo fazer e que meus leitores aguardam ansiosamente. Você pode se tornar parte desse projeto. Seu nome será incluído nos créditos, que acompanharão as páginas postadas semanalmente. Além disso, de acordo com a categoria de apoio escolhida, você terá acesso a recompensas digitais e físicas!
Entre as recompensas oferecidas, estão wallpapers e ícones exclusivos, bem como a participação em um grupo exclusivo no Whatsapp. Nesse grupo, além de se conectar com a comunidade, você terá a oportunidade de acompanhar o processo de criação das páginas, conferir conteúdo exclusivo, rascunhos, planos futuros e até participar de sessões de filmes aos domingos, além claro, de ter acesso antecipado às páginas.”

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169