No início do ano passado, li “META: Depto. de Crimes Metalinguísticos”, de Marcelo Saravá (roteiro), André Freitas (arte), Omar Viñole (cores) e Deyvison Manes (letras/design). Gostei tanto que escrevi um texto sobre ele em minha coluna semanal na TV Cultura. Aliás, não fui só eu quem gostou: a obra ganhou o Prêmio Jabuti, na categoria quadrinhos, naquele mesmo ano.

A história de “META” começa com um assassinato, e você pode esperar por uma HQ de suspense… Mas não é isso. Afinal, quem assume o caso é a divisão de “crimes metalinguísticos” da polícia…

“Crimes metalinguísticos”, os autores explicam, são infrações cometidas por personagens ficcionais. Ou seja, pode ser um roubo cometido por Luke Skaywalker (cinema), Ziggy Stardust (música), a dupla Pedro & Bino (televisão)…

Mas “Meta” é uma HQ, e são os quadrinhos o principal celeiro de “suspeitos”… Mas não só isso. Há espaço para quebrar a quarta parede (conversar com o leitor) e para muitas homenagens a autores, personagens e histórias. A sequência com a Grande Ficha, da Laerte, é ótima…

Enfim, “META Vol. 2 – A Jornada do Leitor”, está no Catarse. Abaixo, o resumo fornecido pelos autores (e você vai entender por que coloquei o “leitor” no título deste texto):

“Em 2020, lançamos a HQ META – Depto. de Crimes Metalinguísticos (Zarabatana Books). É a história de uma polícia secreta investiga crimes nos quadrinhos, teatro, literatura, cinema e outras mídias narrativas. O álbum, produzido com apoio do Rumos Itaú Cultural, ganhou o Troféu Jabuti de Melhor HQ em 2021 e já foi lançado em 4 outros países. Agora queremos lançar a continuação desta história. E subir mais ainda o sarrafo. MAS PARA REALIZAR AS INOVAÇÕES GRÁFICAS QUE O PROJETO PEDE, PRECISAMOS MUITO DO SEU APOIO. Mas por que você deveria ajudar? Bem… talvez porque este livro é sobre você. O nome do novo livro é META VOL. 2 – A JORNADA DO LEITOR. São duas histórias curtas que continuam as aventuras de Alan e o META e colocam você no centro da trama.”

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169