Uma das muitas vantagens da internet é de nos deixar a poucos cliques de países distantes. Como fã e estudioso de quadrinhos, adoro navegar por sites de artistas de outros países, mesmo em idiomas que desconheço. E especialmente por páginas de africanos – afinal, é raro que suas obras (HQs, músicas ou qualquer coisa) aportem por aqui.

Descobri há algum tempo o Africa Cartoons – Encyclopedia of African Political Cartooning (em tradução livre, “Charges da África – Enciclopédia de Chargistas Africanos”). Visualmente, é um site simples: há o mapa do continente, com a divisão política por países. Você passa o mouse por cima da nação e aparece seu nome em inglês (bem parecido com os nomes em português). Aí, é só clicar para termos acesso a sugestões de chargistas locais.

Não vou entrar no mérito da qualidade dos artistas – até porque as charges pressupõem conhecimento do noticiário local. Mas a iniciativa é muito legal e nos abre muitas portas – quando foi a última vez em que vocês desfrutou da arte (HQs, música ou qualquer coisa) de São Tomé e Príncipe, Angola ou Cabo Verde, países lusófonos como o Brasil?

Para acessar o Africa Cartoons, é só clicar em https://africacartoons.com/ .

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169