É chato ler um texto que começa com hiperlativos, né? Parece que o autor está deslumbrado. E se esse recurso for usado por muitas vezes, ele se banaliza: tudo vira “clássico”, “icônico”, “incontornável”…

“Maus”, de Art Spiegelman, é “clássico”, “icônico” e “incontornável”.

Trata-se da única história em quadrinhos que venceu o Prêmio Pulitzer, no distante ano de 1992. Ajudou os norte-americanos (foi publicada inicialmente por lá) a entenderem o valor de HQs maduras.

Se você não leu, um breve resumo: trata-se de uma história de não-ficção que mostra Art entrevistando o próprio pai, Vladek, sobre como foi ser judeu na Europa durante a Segunda Guerra Mundial – inclusive os meses em que sobreviveu, prisioneiro, em um campo de concentração.

O livro é uma porrada do Mike Tyson na boca do estômago.

A Companhia das Letras já colocou em pré-venda “Metamaus“, um livro do próprio Art Spiegelman sobre “Maus”, com entrevistas e material inédito do projeto. Além do livro, vem um DVD, que traz, entre outras coisas, o áudio das entrevistas que Art fez com Vladek e “Maus” em versão digital. Um material de peso sobre uma HQ… clássica. Icônica. E incontornável.

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169