Você viu os trailers, os anúncios e até os memes. Provavelmente viu o filme anterior e os filmes dos Vingadores em que ele aparece com bastante destaque. Então, sabe que hoje estreia “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura”, um filme em que, a julgar pelas prévias, veremos o simpático Stephen Strange encontrando versões de si mesmo oriundas de universos paralelos (o tal “multiverso” do título).

Dito isto… Você conhece estas versões do Doutor Estranho que já aparecem em outro multiverso da Marvel, o dos quadrinhos?

(Como os universos da Marvel são batizados com números, coloco o nome da Terra em que cada versão habita.)

Jacaré (Terra-8311)

O crocodilo humanizado Croctor Strange (algo como Doutrodilo Estranho, em tradução livre) habita o mesmo universo de Peter Porker, o Porco Aranha (se você não viu “Homem-Aranha no Aranhaverso”, não sabe o que está perdendo).

Zumbi (Terra-2149)

A Marvel tem uma dimensão em que a Terra inteira virou zumbi, inclusive os super-heróis – o que inspirou um dos episódios de “What If?”, a primeira série animada do Universo Cinematográfico Marvel. Strange, claro, fez por merecer sua visão zumbi.

Macaco (Terra-8101)

Se a Marvel tem uma dimensão-zumbi, por que não uma em que todos os seus personagens são símios humanizados? Essa é a premissa da minissérie “Marvel Apes”, que nos apresenta heróis como os X-Símios e os Ape-vengers (trocadilho intraduzível com “Vingadores” e “macacos”. O Doutor Estranho daqui é o mago supremo de seu país, os Estados Símios da América.

Da DC (ou quase isso; Terra-9602)

Em 1996, DC e Marvel fizeram um exercício divertido de criatividade: o que aconteceria se seus principais heróis se fundissem? Por exemplo, Superman + Capitão América = Supersoldado… Ou Batman x Wolverine = Garra das Trevas… Infelizmente, tivemos poucas histórias desta divertida dimensão, conhecida como Universo Amálgama.
E o Doutor Estranho foi amalgamado ao Professor Xavier (da própria Marvel) e ao Senhor Destino (da DC) para dar origem ao Doctor Strangefate (no Brasil, Doutor Mistério).

Cantor de rap

Aparece em uma única história: o cantor de rap Doctor Strange lançou o álbum “Stanktum Stanktorum” (brincadeira com o nome da mansão dele, Sanctum Sanctorum). É uma versão tão obscura que a dimensão desta Terra sequer foi batizada.

Politicamente incorreto (Terra-9047)

Doctor Deranged (Doutor Demente, em tradução livre) apareceu em uma história de humor obscura e de gosto duvidoso. Dificilmente voltará a aparecer.

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169