Você certamente já leu histórias com personagens cocriados por Jack Kirby: Capitão América, Quarteto Fantástico, X-Men, Hulk… Mas este projeto de que vamos falar aqui é diferente. É mais o lado autor do que o lado criador do “The King” em ação.
Lembro que meu pai adorava um seriado televisivo de suspense chamado “O Prisioneiro”, lançada originalmente nos anos 60. Sufocante, claustrofóbica, a série mostrava um espião que havia sido capturado por seus inimigos e era mantido… bem, era mantido em uma prisão. Daí o nome. Foram apenas 17 episódios, lançados entre 1967 e 68.
Pois bem. Nos anos 70, a editora Marvel preparou uma HQ inspirada na série. Inicialmente, seria criada por Steve Englehart (roteiro) e Gil Kane (arte). Em um segundo momento, ficou tudo a cargo de Jack Kirby.
A Marvel preparou, mas não lançou o material. As 17 páginas ficaram engavetadas por décadas. Recentemente, a editora inglesa Titan Comics publicou uma edição tanto com as páginas de Kane quanto com as de Kirby. Saiu em um formato “art edition”: tamanho maior (é o mesmo tamanho em que foi ilustrada) e com algumas páginas sem a arte-final – ou seja, com as ilustrações originais a lápis.
É esta edição que está no Catarse, coroando este que é um dos anos mais prolíficos para os fãs brasileiros de Jack Kirby.