Você certamente já leu histórias com personagens cocriados por Jack Kirby: Capitão América, Quarteto Fantástico, X-Men, Hulk… Mas este projeto de que vamos falar aqui é diferente. É mais o lado autor do que o lado criador do “The King” em ação.

Lembro que meu pai adorava um seriado televisivo de suspense chamado “O Prisioneiro”, lançada originalmente nos anos 60. Sufocante, claustrofóbica, a série mostrava um espião que havia sido capturado por seus inimigos e era mantido… bem, era mantido em uma prisão. Daí o nome. Foram apenas 17 episódios, lançados entre 1967 e 68.

Pois bem. Nos anos 70, a editora Marvel preparou uma HQ inspirada na série. Inicialmente, seria criada por Steve Englehart (roteiro) e Gil Kane (arte). Em um segundo momento, ficou tudo a cargo de Jack Kirby.

A Marvel preparou, mas não lançou o material. As 17 páginas ficaram engavetadas por décadas. Recentemente, a editora inglesa Titan Comics publicou uma edição tanto com as páginas de Kane quanto com as de Kirby. Saiu em um formato “art edition”: tamanho maior (é o mesmo tamanho em que foi ilustrada) e com algumas páginas sem a arte-final – ou seja, com as ilustrações originais a lápis.

É esta edição que está no Catarse, coroando este que é um dos anos mais prolíficos para os fãs brasileiros de Jack Kirby.

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169