Estreia hoje no Brasil “Viúva Negra”, dirigido por Cate Shortland e estrelado por Scarlett Johansson. Após mais de dois anos, é o retorno de um longa-metragem do Universo Cinematográfico Marvel – que não ficou parado enquanto isso e nos propiciou os ótimos seriados “Loki” e “Wandavision”.

A julgar pelo trailer, o filme promete…

E onde assistir? Há duas maneiras. Nos cinemas, onde já está em cartaz (você pode consultar a programação da semana aqui). E no Disney+, onde fica disponível a partir de amanhã (9). Entretanto, não basta ser assinante: é preciso pagar o nada módico valor de R$69,90. Caro, não?

Aproveitei minha coluna na TV Cultura para apresentar curiosidades sobre a personagem (você sabia que ela já morreu quatro vezes?). E hoje, já que estamos falando do filme, apresento quatro sugestões de leitura.

Viúva Negra – A Mais Fria das Guerras“, de Gerry Conway e George Freeman
Natasha Romanova, a primeira Viúva Negra dos quadrinhos Marvel, sempre foi coadjuvante. Primeiro, era vilã nas histórias do Homem de Ferro. Depois, foi ganhando espaço como coadjuvante – ou do Demolidor, de quem foi namorada, ou dos Vingadores.
Esta graphic novel que eu indico, lançada em 1990, é interessante por ter sido a primeira vez em que assumiu o papel de protagonista – 26 anos após ter sido criada.
A edição brasileira dessa graphic novel, infelizmente, é difícil de ser encontrada.

Viúva Negra – A Guerra Biológica“, de Devin K. Grayson e J.G. Jones
O filme que estreia hoje apresenta Yelena Belova, interpretada por Florence Pugh. Nos quadrinhos, Yelena sucede Natasha como Viúva Negra – na verdade, elas meio que são contemporâneas, com Natasha atuando nos Estados Unidos e Yelena, na Rússia.
Essa mini, de 1999, é a primeira história com ambas as Viúvas em ação.

Viúva Negra – A Outra Face“, de Devin K. Grayson, Greg Rucka e Scott Hampton
(Sou muito fã da arte do Scott Hampton, antes de mais nada.)
Publicada dois anos depois da “Guerra Biológica”, esta nova minissérie aprofunda o conturbado violenta entre as duas espiãs-heroínas.

Viúva Negra – A Aranhinha Branca“, de Greg Rucka e Igor Kordey
Lançada em 2002, esta mini deixa de lado Natasha e foca em Yelena – mais precisamente, em seu lado espião. Como a Natasha do Universo Cinematográfico Marvel está morta (infelizmente), tudo indica que Yelena vai assumir seu bastão e figurar como a Viúva Negra nos futuros filmes do MCU.

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169