Ontem, no Sugestões de Sábado, sugeri três HQs de aventura – uma europeia, uma argentina e um mangá. Hoje, pego o Duas Dicas Dominicais para falar de dois lançamentos que transbordam aventura… e talento. São obras de Jack Kirby e Frank Frazetta.

Sandman e Outras Histórias: Lendas do Universo DC”, de Jack Kirby

Em 1939, a DC lançou um grande super-herói: um milionário que se fazia de entediado, mas que combatia o crime à noite. Essa descrição pode caber para o Batman… ou para o Sandman, que veio alguns meses depois dele. Em 1989, Neil Gaiman reformulou o Sandman. Suas histórias deixaram de ter o tom de vigilante noturno sem poderes e viraram fábulas de fantasia e terror, com histórias épicas envolvendo lirismo e mitologia.

Entre um e outro há uma versão menos conhecida do Sandman, que protagoniza este especial: o Sandman criado por Joe Simon e Jack Kirby, que viveu aventuras psicodélicas que envolvem o mundo dos sonhos e demônios (dois conceitos reaproveitados e homenageados por Gaiman em sua passagem pelo personagem).

Dan Brand e Outros Clássicos”, de Frank Frazetta

Fiz dois cursos técnicos: de desenhista e de quadrinista. Em ambos, Frank Frazetta era bastante citado (assim como Jack Kirby). Esta edição de 200 páginas reúne as aventuras de Dan Brown no Velho Oeste americano. Confesso que não li, mas quando vejo o nome “Frazetta”, fico sempre alerta.

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169