O espanhol Picasso (1881-1973) foi um gênio, com um talento proporcional ao tamanho do seu nome: Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso. Artista revolucionário, autor de Guernica, “pai” do cubismo… . Isso todo mundo sabe. O que eu não sabia é que ele também tinha uma relação com as histórias em quadrinhos.

Felizmente, museus estão aí para nos trazer conhecimento (e lazer, e mais um monte de coisas…). E, como o Estadão nos informa, o Musée Picasso Paris inaugurou a exposição “Picasso et la bande dessinée”, cujo título pode ser traduzido como “Picasso e os quadrinhos”.

“Queríamos mostrar que, embora ele [Picasso] nunca tenha publicado quadrinhos, houve uma apropriação desses códigos, e esse interesse está presente na sua obra”, diz Johan Popelard, curador da exposição.

A exposição, infelizmente, não está online. Teríamos de ir para Paris para vê-la ao vivo – como se a capital francesa precisasse de ainda mais motivos para ser visitada ;-). De qualquer maneira, não custa avisar: ela estará aberta apenas até 3 de janeiro.

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169