Ontem eu mencionei, aqui no Hábito de Quadrinhos, a importância de Will Eisner para a nona arte – e se eu não te deixei com vontade de ler alguma obra dele é porque fiz tudo errado.

Em outubro de 1997, entrevistei Eisner (1917-2005) para a “Folha de S. Paulo”. Lá se foram mais de duas décadas. Mesmo assim, relendo, vejo que continua muito atual. Peguei alguns trechos e os reproduzo aqui, separados em pequenos tópicos.

Quando Will Eisner falava, nós, fãs de quadrinhos, sempre prestávamos muita atenção. 🙂

O QUE FAZ COM QUE OS QUADRINHOS SEJAM UMA ARTE DIFERENTE

“O que diferencia a HQ das demais artes é que ela permite que o leitor participe do desenrolar da história. No filme, por exemplo, o público apenas senta e assiste. Fica passivo.

Os quadrinhos lidam com a imaginação, os personagens são geralmente refeitos pela imaginação.”

DICAS PARA UM QUADRINISTA INICIANTE

“Eu lhes diria para prestar atenção no fato de que esta é uma mídia de contar histórias. O conteúdo é muito importante.

O estilo e a técnica são apenas secundários. O elemento duradouro dos quadrinhos ou de qualquer mídia é o conteúdo. É isso o que digo a todos os meus alunos.”

QUADRINHOS PARA ADULTOS

“As histórias se tornaram mais amplas e sofisticadas do que eram no passado. Os super-heróis ainda estão conosco.

Eles se tornaram mais fantasiosos do que eram. Nos Estados Unidos, como no resto do mundo, os quadrinhos se dividiram em duas partes.

Um grande segmento de HQs permanece com os leitores jovens, e outra parte crescente está com os adultos. Esse é um fenômeno importante e que me interessa.”

O POTENCIAL DOS QUADRINHOS

“Aprendi que essa é uma arte com grande potencial: eu posso atingir vários leitores por essa mídia.

Quando eu comecei, achava que estava lidando com uma mídia endereçada apenas a crianças. Agora sei que posso atingir variados tipos de público.”

A VELOCIDADE DA INFORMAÇÃO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

“É um mundo muito excitante hoje, que se move mais rápido atualmente do que em toda a sua história. Há um fluxo tremendo de informações e ideias sendo despejado sobre as pessoas.

O tempo que nós temos para absorver essas ideias está se tornando cada vez menor. Nosso tempo consciente, em que estamos acordados, continua o mesmo, mas a quantidade de informação está crescendo.

Isso já é uma realidade. Mas é um mundo que está se tornando cada vez melhor. Estou feliz de estar nele. Acho que estamos entrando em um tempo em que vamos aprender a viver com as novas tecnologias, que crescem mais rápido do que a nossa mente pode acompanhar.”

FUNÇÃO DOS QUADRINHOS

“Os quadrinhos ocupam um lugar muito interessante no mundo da comunicação. Eles preenchem um hiato entre o impresso e o imaginário.

Nós vamos agora para o que eu chamo de uma era visual, em que as informações são transmitidas pelas imagens, principalmente porque a transmissão das informações não pode mais depender unicamente das palavras.

Os quadrinhos são uma nova dimensão que une o texto à imagem. Esses elementos estarão presentes na era eletrônica e na dos computadores. A mídia impressa irá sobreviver, mas em grande competição com a eletrônica. E a importância dos quadrinhos enquanto mídia está crescendo.

Quando digo quadrinhos, devo enfatizar que estou me referindo a uma sequência de imagens para contar uma história.”

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169