O título entregou tudo.

Por que não aproveitar o isolamento para apoiar quadrinistas? Ou artistas em geral?

Uma velha amiga me deu a dica de selecionar alguns trabalhos de quadrinistas que estão no Catarse e afins e disponibilizá-los aqui. Achei a dica ótima, claro… Então, aqui vão alguns!

(As descrições dos projetos ficam por conta dos próprios autores, tá?)

Tianinha, criação do meu amigo Laudo Ferreira

1 – Tianinha nº 4
https://www.catarse.me/tianinha_04_8496
Em sua nova aventura, Tianinha dá início a um arco de aventuras mais uma vez tendo no seu encalço o misterioso Thelonius Blasco, entidade que se alimenta da energia sexual da loira.
Essa edição comemora 20 anos de criação da personagem.

2 – Sob a luz do arco-íris
https://www.catarse.me/sobaluz
Uma coletânea de histórias em quadrinhos, de autores LGBTQ+, abordando situações de preconceito.
Drama, humor, realismo e fantasia em uma variedade de traços e estilos que demonstram a força e o talento da diversidade.

3 – Judão
https://www.catarse.me/judaocombr
O JUDAO.com.br é um site, um podcast, um canal no Instagram, no twitter e no Telegram formado por PESSOAS que acreditam que, através da cultura pop, é possível mostrar que o mundo pode sim ser um lugar diverso, igualitário e, em resumo, melhor e democrático — sem nunca perder a ternura e o bom humor. Não existe democracia sem imprensa livre e, como diria o nosso próprio Millôr Fernandes, “imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados”. Pra quem prefere uma fala gringa, tem aquela de “jornalismo é publicar o que não querem que publique, o resto é propaganda”. Em resumo: estamos aqui pra incomodar, mesmo.

4 – Confins do Universo & Universo HQ
https://www.catarse.me/universohq
Nos quase 18 anos de vida do Universo HQ, muita gente nos pediu ajuda para divulgar seus trabalhos. Pois bem, agora somos nós que estamos pedindo a sua ajuda! Para que o Universo HQ e o Confins do Universo continuem levando a você aquele conteúdo diversificado e de qualidade, precisaremos do auxílio de quem curte nosso trabalho. A palavra de ordem é expansão!

Rê Tinta, do grande Estevão Ribeiro

5 – Rê Tinta – Quadrinhos de uma preta e empoderada!
https://www.catarse.me/retinta
Oi, eu sou o Estevão Ribeiro, criador da tirinha Os Passarinhos e sou da opinião de que escrever e desenhar, viver de arte neste país, é um ato de resistência. Escrever e expor coisas como a luta de classes, o preconceito social ou pela cor da pele, os deslizes do cotidiano, convidando a parte opressora a fazer sua autocrítica é algo impopular, mas ainda assim necessário.
Por isso criei a Rê Tinta, uma personagem que, apesar do orgulho a cor da pele, ela precisa ser extremamente forte para enfrentar o mundo em que vive.

6 – O Último Jogo
https://www.catarse.me/o_ultimo_jogo
As participantes do Gibi de Menininha: Historietas de Terror e Putaria (vencedor do 35º Troféu Angelo Agostini e 31º HQMix ambos em 2019); Gibi de Menininha: O Faroeste é mais embaixo; Catecismo Dia de Begochidi
Mari Santtos e Renata C B Lzz apresentam a história de Terror SEM putaria: O Último Jogo.

Página de “O Último Jogo”

7 – Caamanha
https://www.catarse.me/caamanha
No interior do Pará, dois policiais voltam a encarar um crime não resolvido, ligado a rapto de crianças, uma misteriosa seita e uma lenda ancestral…
O que poderia dar errado?

8 – Homem-Grilo & Sideralman
https://www.catarse.me/grilosideral
O Homem-Grilo é um super-herói que ganhou seus poderes ao ser mordido por um grilo radioativo (se é que os grilos mordem). Já o Sideralman teve sua origem ao receber a visita de uma raça alienígena avançada, que alterou seu corpo geneticamente e lhe implantou um cérebro positrônico que permite a ele controlar seus superpoderes.
O Homem-Grilo foi criado por Cadu Simões (e o visual desenvolvido por Ricardo Marcelino). Por sua vez, o Sideralman foi criado por Will.

9 – Clube do Um Sábado Qualquer
https://www.catarse.me/clube_do_um_sabado_qualquer
O objetivo deste clube é arrecadarmos dinheiro para a volta das animações do USQ (Um Sábado Qualquer)! Vocês serão os patrocinadores! Eu acredito que ateus e cristãos possam rir da mesma piada.

10 – Projeto Hibakusha
https://www.catarse.me/hibakusha
Um livro-reportagem em quadrinhos sobre os sobreviventes da bomba atômica. O livro foi concebido e produzido num período de aproximadamente dois anos, entre 2018 e 2020, contando com entrevistas com sobreviventes e observação em campo, na cidade de Hiroshima, no Japão.

Página dupla de “Projeto Hibakusha”
Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169