Para encerrar esta semana especial em homenagem ao Superman (depois deste trabalhão todo, espero sinceramente que o filme do James Gunn seja bom…), vou publicar um listão com nada menos do que 25 histórias importantes do personagem.

Detalhe: não são apenas quadrinhos! Há também filmes, seriados e até rádio. Afinal, o Último Filho de Krypton transcendeu os quadrinhos, não?

ANOS 30

1 – “A estreia do Superman”, de Jerry Siegel e Joe Shuster (1938): primeira aparição do personagem, e nascimento do gênero dos super-heróis – é a icônica imagem que abre este texto.

ANOS 40

2 – “Como o Superman impediu a guerra?“, de Jerry Siegel e Joe Shuster (1940): inocência pura, criada quando a monstruosidade da Segunda Guerra Mundial ainda assolava o mundo

3 – “A Europa em guerra“, de Jerry Siegel e Joe Shuster (1940): primeira aparição de Lex Luthor

4 – “Superman”, animação dos Fleischer Studios (1941-43, acima): uma série animada revolucionária.

5 – “A origem do Superboy“, de Jerry Siegel e Joe Shuster (1945): as aventuras do Superman quando era um adolescente

6 – “Clã da Cruz Em Chamas” (1946): aventura da série radiofônica em que o Superman enfrenta a Ku Klux Klan.

ANOS 50

7 – “A Supergirl de Krypton!“, de Otto Binder e Al Plastino (1956): estreia da Garota de Aço, a prima do Superman

8 – A Legião dos Super-Heróis, de Otto Binder a Al Plastino (1958, acima): primeira aparição do supergrupo do futuro da DC Comics.

9 – “O Superduelo no Espaço!“, de Otto Binder a Al Plastino (1958): surgimento da cidade engarrafada de Kandor – e do vilão Brainiac.

ANOS 60

10 – “Retorno a Krypton!”, de Jerry Siegel e Wayne Boring (1960, acima): uma viagem no tempo e no espaço em que Kal-El conhece seus pais biológicos.

ANOS 70

11 – “Precisa haver um Superman?, de Elliot S. Maggin e Curt Swan (1972): uma reflexão que seria baliza para uma nova e importante fase do personagem.

12 – “Superman – O Filme”, dirigido por Richard Donner (1978 – acima, o pôster): para ver, rever e acreditar que o homem pode voar…

13 – “Mundo de Krypton“, de Paul Kupperberg e Howard Chaykin (1979): quando o conceito de “minissérie” era raro, uma audaciosa mini em três números mostrando o planeta de Krypton de uma maneira como nunca havia sido retratado

ANOS 80

14 – “Para o homem que tem tudo…“, de Alan Moore e Dave Gibbons (1985): dramática e tensa, uma história memorável sobre o encontro entre Superman, Mulher-Maravilha, Batman e Robin para comemorar o aniversário do kryptoniano

15 – “O que Aconteceu ao Homem de Aço?”, de Alan Moore e Curt Swan (1986, acima): uma história ambientada no futuro, narrando como teria sido a morte do Superman, mas com um olhar para o passado: homenageando pontos importantes da gigantesca mitologia do personagem criada em seus primeiros 47 anos.

16 – “Superman – O Homem de Aço?”, de John Byrne (1986): uma reinvenção do personagem para os anos 80.

17 – “Passado Imperfeito“, de John Byrne, Paul Levitz e Greg Larocque (1987): dramático crossover com a Legião dos Super-Heróis

18 – “A Saga da Supergirl – Vidas paralelas se encontram no infinito…“, de John Byrne e Jerry Ordway (1988): universos paralelos, vilões de poder quase infinito e Superman enfrentando um dos seus maiores dramas

ANOS 90

19 – “Reino do Amanhã”, de Mark Waid e Alex Ross (1996): uma história icônica para a mitologia da DC Comics, centrada em personagens basilares: Mulher-Maravilha, Batman, Capitão Marvel e, claro, o Superman.

20 – “DC Um Milhão“, de Grant Morrison e Val Semeiks (1998): minissérie em que a Liga da Justiça viaja para o século 853 (!) para salvar a Terra no futuro.

21 – “Superman – Paz na Terra“, de Alex Ross e Paul Dini (1999): uma homenagem ao último filho de Krypton com a arte deslumbrante de Alex Ross.

22 – “Superman & Batman: Gerações“, de John Byrne (1999, acima): uma história em incrível que mostra o que aconteceria se Superman tivesse surgido em 1938 e Batman em 1939, quando estrearam nos quadrinhos, e envelhecessem em tempo real.

SÉCULO 21

23 – “Grandes Astros: Superman”, de Grant Morrison e Frank Quitely (2005, abaixo, encerrando este texto): fabulosa minissérie que revisita personagens, situações e conceitos fundamentais do personagem.

24 – “Superman & Lois” (2021-24): belo seriado focado em ação, claro, mas também no icônico relacionamento entre Clark Kent e Lois Lane.

25 – “Gerações“, de Daniel Warren Johnson, incluída na coletânea “Superman: Vermelho e Azul“: uma história doce e incrível sobre a relação entre Jonathan Kent e seu filho, Clark.

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169