
Todo mês, o Hábito de Quadrinhos seleciona projetos de HQs nacionais que estão no Catarse. A ideia é apresentar talentos nacionais, sejam eles novos no cenário ou já experientes. Este mês, quase não deu. Uma série de incidentes atrapalhou a programação – mas eis que hoje, dia 24, deu certo.
Abaixo, quatro lançamentos que estão na plataforma Catarse. A descrição é dos próprios autores.
“Metatirinhas“, de Pâmela de Castro

“Vou confessar para vocês que uma das coisas que eu mais amo na vida são histórias em quadrinhos. Gosto de ler, desenhar, explorar diferentes formatos e técnicas, etc. Por conta desse meu amor por essa forma de arte, surgiram as Metatirinhas, que são quadrinhos que adoram brincar com a linguagem dos próprios quadrinhos. Elas falam sobre o passo a passa para criar tirinhas, personagens cômicos em situações absurdas, tempestades de ideias e até sobre o poder da folha em branco! Tudo isso com muito humor, criatividade e afeto por essa linguagem tão especial.
Elas são, ao mesmo tempo, piadas visuais e reflexões sobre o fazer quadrinhos, escritas por mim, que vive e respira HQ. Esse projeto é um sonho antigo, de reunir, de forma oficial as melhores tirinhas publicadas até então, com curadoria feita por mim mesma (com muito suor e carinho!).”
“Sete Mortes“, de Dyo

“Um vampiro, dono de sete séculos de vida, escreve uma carta para alguém que amou. Através das páginas, destrincha o que é vida, o que é arte, e o papel que a morte tem em tudo isso.
Sete Mortes é um quadrinho de drama/sobrenatural que segue a história de vampiros, outros tipos de gente morta, e, claro, gatos. É a história do que acontece quando não se morre, as múltiplas vidas do que é imortal, e como as coisas mudam com o tempo. Dá para se confiar na memória para preservar tudo o que um dia foi? A música, a arte, as histórias; Existe alguma coisa que se possa considerar um documento verossímil do que um dia foi sentido por alguém que não está mais aqui?”
“Uma Tigela de Alma e Ossos“, de Yoshi Itice

“Livro-jogo ou Aventura Solo é uma obra em que o leitor participa ativamente da narrativa através de escolhas e ações. No caso de Uma Tigela de Alma e Ossos, o jogador-leitor não precisará de dados e nem papel e lápis. A narrativa é conduzida apenas por escolhas!
Ao longo da história, você poderá escolher as ações e reações dos protagonistas! Cada opção vem com a indicação de sua página correspondente e, então, basta ir até ela e continuar sua leitura. Aqui não há certo ou errado: a cada escolha você seguirá por um caminho até um dos quatro finais desta aventura!
Frido, Kirin e Pom são um trio aventureiro que exploram cavernas, masmorras e florestas sombrias enfrentando criaturas e desafios atrás de tesouros. No retorno de mais uma dessas aventuras, os personagens chegam a Beira Mata, um vilarejo aparentemente tranquilo, mas que guarda um terrível segredo.
Agora você terá de ajudar os heróis a investigar, explorar e enfrentar o que vier pela frente! Dependendo de suas escolhas, poderá juntar informações valiosas e itens mágicos que resultarão em um dos quatro finais possíveis para esta história.”
“Pandemonium” nº 2, de Val Oliveira

“Esta coletânea reúne histórias em quadrinhos de terror psicológico, horror visceral, humor escatológico e ficção, criadas por autores consagrados no gênero, com anos de trajetória. É uma leitura para quem busca a sensação de tensão constante a cada virada de página — uma experiência que marcará sua alma a ferro e fogo, devorando qualquer resquício de esperança na humanidade que você ainda acredite ter.
A proposta desta publicação é apresentar aos leitores uma forma de narrativa que explora as nuances do terror, seja ele explícito ou psicológico; a ficção científica com elementos nauseantes; o thriller com doses de violência e repulsa; e o humor negro e nonsense — marcas registradas dos quadrinhos e filmes das décadas de 1970 e 1980.
As histórias de Pandemonium 2 são inspiradas em clássicos publicados no Brasil, como Kripta, Spektro, Calafrio, Aventura e Ficção e Animal, além de obras internacionais como Heavy Metal, Metal Hurlant, Bizarre Adventures, Savage Tales, e os materiais da EC Comics e Warren Comics, voltados ao público adulto.”