O japonês Yōichi Takahashi criou, no início dos anos 80, um mangá (e depois, anime, teatro, videogame, estátua…) profundamente ligado ao futebol: “キャプテン翼”), conhecido no Brasil como “Super Campeões“, em um primeiro momento, e, atualmente, como “Capitão Tsubasa“.

A premissa é bacana: acompanha a carreira de um prodígio japonês: Oozora Tsubasa, que no começo da história tem apenas 11 anos. Ele vai crescendo, vira um sucesso e chega até a realizar um sonho e jogar futebol no exterior: aqui no Brasil, veja você. Tsubasa defende o São Paulo e é destaque em uma “final histórica” contra o Flamengo.

Até onde eu vi, o mangá “Capitão Tsubasa” é inédito por aqui, mas o anime é bem famoso e já rodou por várias emissoras: Rede Manchete, Cartoon Network, RedeTV!, Looke, Amazon Prime Vídeo e Crunchyroll. A série original do mangá foi criada entre 1981 e 88, mas depois vieram edições especiais e, claro, novas séries. Mas tudo acaba… Li no “El País” que Takahashi anunciou sua aposentadoria do mangá “Capitão Tsubasa”.

Uma pena, claro. Mas para quem dedicou tantas décadas dedicado a este personagem – e, por que não?, ao futebol -, Takahashi merece finalmente pendurar as chuteiras. Com direito a volta olímpica.

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169