O italiano Guido Crepax (1933-2003) é um dos maiores nomes das histórias dos quadrinhos. Claro, ele é mais conhecido pelas histórias fantasiosas-eróticas-oníricas da Valentina, mas seu imenso talento vai além.

Crepax foi um artista de mão cheia. Suas ilustrações são detalhistas, precisas, elegantes e, por vezes, subvertem as regras dos quadrinhos. Como roteirista, ele não subestima a inteligência do leitor. Não entrega nada fácil, e muitas vezes deixa as peças do quebra-cabeça lá espalhadas, e você que lute para entender a ordem cronológica do enredo. E, quando entende… Fala “uau”.

A Pipoca & Nanquim está lançando um livrão de quase 500 páginas: “Coleção Crepax: Drácula, Frankenstein e Outras Histórias“. São seis histórias da Valentina e mais duas adaptações de clássicos da literatura universal: ” Drácula” e “Frankenstein”. É quase uma overdose de Crepax – quase, porque “overdose” pressupõe que faça mal, e Arte de alta qualidade nunca é contra-indicada. Abaixo, a sinopse da editora.

“Surgido em meio à efervescente contracultura dos anos 1960, o italiano Guido Crepax é considerado um dos maiores mestres dos quadrinhos mundiais. Com um estilo inconfundível e uma tendência ao experimentalismo e à psicodelia, ele elevou as HQs eróticas a outro nível, incorporando aspectos de design, jazz e emancipação feminina, além de elementos de vanguardas artísticas, como surrealismo, Pop Art, Op Art e Nouvelle Vague francesa, tendo influenciado artistas como Frank Miller e Jim Steranko.
De volta ao Brasil após um longo hiato, o mestre chega à editora Pipoca & Nanquim em uma edição luxuosa, que traz algumas de suas mais conhecidas obras. Coleção Crepax: Drácula, Frankenstein e Outras Histórias abrange diversas fases da carreira do autor, incluindo algumas das primeiras tramas de sua personagem mais conhecida, a apaixonante fotógrafa Valentina Rosselli, bem como duas das suas mais aclamadas adaptações literárias.
Composta por Cavaleiros da Morte, Os Subterrâneos, Valentina no País dos Soviéticos, A Descida, Un Poco Loco e Valentina Subconsciente, a informalmente chamada “Saga do Povo dos Subterrâneos” é um dos trabalhos mais conhecidos de Crepax, que flerta com gêneros como o horror, a ficção científica e as narrativas de detetive, mas sem nunca deixar de se desdobrar em surrealismo e experiências oníricas excêntricas, repletas de fetiche e sadomasoquismo, as marcas registradas do autor.
Drácula adapta fielmente a história do maior vampiro da cultura pop, focando-se nos aspectos mais libidinosos do romance clássico de Bram Stoker. Já Frankenstein, sua última história publicada, traz um Crepax no fim da vida, consumido pela esclerose, e incorporando suas limitações físicas em um estilo rústico e impetuoso, que casa perfeitamente com a obra de Mary Shelley.
Uma coletânea de oito histórias oníricas, subversivas e, acima de tudo, profundamente sensuais, em capa dura com verniz e 460 páginas no papel couché de alta gramatura, incluindo uma biografia aprofundada do autor e um caderno recheado de textos extras. A introdução perfeita ao universo vasto e fascinante de um dos maiores artistas de sua era!”

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169