Tenho aqui em casa uma humilde biblioteca sobre meu tema predileto: histórias em quadrinhos. Há livros sobre o que é esta distinta arte (recomendo os do Scott McCloud), biografias de artistas, obras sobre personagens, HQs metalinguísticas, manuais de como roteirizar ou desenhar etc. E havia uma ao menos uma lacuna: a arte-final.

A editora Criativo tem uma coleção chamada Desenho Dinâmico. E no final do ano passado lançou seu segundo volume: “Arte-Final – Técnicas e dicas profissionais para turbiar o acabamento de seus trabalhos“, de Eduardo Ferrara.

Não sei se ele vai se lembrar de mim, mas Ferrar foi meu primeiro professor na Quanta Academia de Artes, onde estudei por alguns anos e conclui dois cursos técnicos (Desenho e Histórias em Quadrinhos). Simpático, profissional e talentosos, ele foi o responsável pelos primeiros passos (neste caso, rabiscos) que dei nesta atividade que me deu tanto prazer como hobby – e que me ajudou profissionalmente, quando escrevo sobre o tema. Por isso, fico feliz de ver que ele é o autor de um livro sobre um tema que ele domina tão bem.

Abaixo, a sinopse da editora:

“Eduardo Ferrara aborda os conceitos da ARTE-FINAL em quadrinhos e ilustração de acordo com seu método e estilo pessoal. O autor incorpora conceitos de artes marciais que professa para direcionar o leitor no caminho do autoconhecimento e excelência da própria arte.
Ricamente ilustrada, a obra é composta de tópicos sobre materiais, plataformas de trabalho, estilo, luz e sombras, efeitos de acabamento, gradientes tonais, aguada, hachuras, desafio de arte-final ao leitor e muito mais. Uma apresenta inúmeras dicas a quem deseja aprimorar suas técnicas de desenho , mas também um item de coleção para ler e guardar.”

Eu comentei acima que havia uma lacuna em minha humilde biblioteca. Quando a livraria virtual entregar minha encomenda, deixará de haver – e posso ir atrás de outras lacunas a serem preenchidas, que certamente existem (e sempre existirão).

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169