Estou aproveitando este início de ano para estudar quadrinhos e, claro, ler quadrinhos. (Brincadeirinha, faço isto o ano inteiro.)

Mas, falando sério, estou aproveitando este início de janeiro para recomendar obras que refletem sobre HQs. Ontem a anteontem eu sugeri livros (“Hmmm! Paixão criativa de Moacy Cirne” e “Humor e Pandemia – Riso e Resistência”) e hoje vou indicar… uma newsletter.

Érico Assis é jornalista, tradutor, editor e podcaster (adoro o Nota dos Tradutores, que ele apresenta ao lado de Mario Luiz C. Barroso e Carlos Rutz). E, acima de tudo, é um estudioso e leitor com conhecimento invejável sobre quadrinhos (sim, sei que inveja é pecado, mas não consigo evitar). E é ele quem toca a newsletter VIRAPÁGINA, que recomendo aqui.

Abaixo, a apresentação da newsletter feita pelo próprio Érico – na minha humilde opinião, sucinta demais, não dá conta da quantidade de conteúdo que vem:

“VIRAPÁGINA é o nome da minha newsletter. Você pode assinar em virapagina.substack.com.
Newsletter é um informativo, um boletim, uma cartinha minha que você recebe por e-mail. Semanalmente, a princípio.
Ela estreou em setembro de 2023 e trata de quadrinhos, de tradução e de virar páginas.
virapagina.substack.com”

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169