Entra mês, sai mês e lá estamos nós no Catarse: fazendo uma ronda para garimpar projetos de quadrinhos atraentes – podem ser de autores já conhecidos ou novidades, tanto faz!

Para este mês, selecionei quatro que me parecem interessantes – ainda não os li, então os resumos que coloco abaixo são os que estão disponíveis lá no Catarse.

Em tempo: a Roberta Cirne, apesar do nome, não é minha prima – até onde eu saiba… Mas seria divertido ter quadrinistas talentosos na família!

A Perna Cabeluda“, de Roberta Cirne

“A lenda da Perna Cabeluda nasceu de um fato real: Lá pelos idos de 1975 uma mulher flagrou uma perna flutuando no Rio Capibaribe, no coração do centro do Recife. Só uma perna Onde estava o resto do corpo? Mistério, que perdura até hoje. A perna foi devidamente recolhida para o IML e o final dela, ninguém sabe. Pula a cena e o momento: Não se sabe se foi o escritor Raimundo Carrero ou o radialista Jota Ferreira quem criou a lenda, ou mesmo talvez os dois.
A situação é que foi comentado na cidade inteira o fato de terem encontrado uma perna sem corpo boiando no Capibaribe, e não haviam celulares ou redes sociais, ou mesmo os avançados meios de comunicação que temos hoje: era o boca a boca, mesmo. Bastou uma simples piada de Jota Ferreira sobre um marido que flagrou uma “perna cabeluda” debaixo da cama ( no sentido de certa traição de sua esposa), e pronto: As pessoas captaram o termo PERNA CABELUDA, e começaram os relatos. (…)
Esta história que trago é uma história de origem totalmente nova, ambientada no ano exato em que a lenda urbana “viralizou”: 1975. Não é o que foi, mas poderia ser.
É uma história policial de terror, com crimes, detetives e tudo o mais. Principalmente é a caracterização de uma época, de gírias, usos, costumes e vestimentas e a reconstituição de um Recife que só existe nos velhos retratos e na memória dos antigos.”

O Entediante Apocalipse de Morte Crens“, de Gustavo Borges

“A série começou como tirinhas na internet em 2011 e hoje possui três álbuns em quadrinhos publicados de forma independente. Foi publicada em Portugal e conta com mais de 50 mil seguidores no Instagram (@mortecrens), além de produtos relacionados, como camisetas e estatuetas. Em 2023, a primeira publicação, “A Entediante Vida de Morte Crens”, completará 10 anos!”

Deusas da Terra“, de Larissa Dias e Piero Bagnariol

“Deusas da Terra é o primeiro quadrinho nacional da Editora Quadriculando, publicado em formato de álbum, com roteiros de Larissa Dias e desenhos de Piero Bagnariol.
A HQ apresenta os temas da mitologia comparada e do sagrado feminino na imagem de uma guerreira de uma aldeia mágica e sagrada, uma Sacerdotisa da Terra, que luta para conter as catástrofes ambientais que ameaçam o nosso planeta. Toda a história parte da premissa de um terrível acontecimento: a destruição da Grande Serpente, a guardiã da Mãe-Terra, durante o ritual de iniciação da nossa heroína. Mas algo muito pior está por vir, pois o mundo também corre um grande perigo que somente Mirela e seus companheiros poderão evitar.”

Aniquiladora – A Estrada da Fúria“, de Wagner Armani, Adriano Araújo e Iuri Brahm

“Aniquiladora é uma criação de Ricardo Oliveira, inspirada em uma terrível história ocorrida na cidade de Bauru, que gerou revolta na população, especialmente pela crueldade dos bandidos que estupraram e assassinaram a irmã mais velha
Projetada para ficção, a Aniquiladora surge como um grito de liberdade para todas as mulheres que lutam, diariamente, contra a violência de gênero e sexual.
A história desta primeira aparição da Aniquiladora em quadrinhos tem roteiro de Wagner Armani (Kinbar: Alvorada Inesperada e Romeu e Julieta: Eu viu estar), com forte inspiração nas hqs dos anos 90 e em filmes como Mad Max, John Wick, Matrix e outros recheados de cenas de ação, lutas performáticas e personagens marcantes!
A arte estonteante de Adriano Araújo e cores de Iuri Brahm retomam a maravilhosa fase inicial da Image Comics, que simplesmente mudou o jeito de fazer hq na década de 90!”

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169