Há alguns meses, comentei em minha coluna na TV Cultura (prima-irmã deste site) sobre o caso da obra “Kami-sama no Iru Ie de Sodachimashita Shūkyō 2-Sei na Watashi-tachi” (“Uma vida doméstica com Deus”), da mangaká Mariko Kikuchi. Em resumo, a HQ abordava crianças que eram obrigadas a seguir a religião dos pais.

Religiões diferentes foram abordadas a cada número, mas chegou um momento em que uma das retratadas protestou com furor. A editora não só cancelou o mangá como tirou da internet os capítulos há publicados.

Esta introdução é paa dizer que a NewPop lançou aqui no Brasil “Jovens Sagrados“, da mangaká Hikaru Nakamura. A história se passa nos dias de hoje, o que torna inusitada a escolha dos protagonistas: Jesus e Buda.

Diz a sinopse da editora:

“O humano despertado, Buda e o filho de Deus, Jesus. Após superarem com sucesso o final do século, ambos dividem um apartamento em Tachikawa, Tóquio, para passarem as férias. Buda, que se preocupa com o menor dos trocados como uma senhorinha e Jesus, que compra muito por impulso. Esse é o cotidiano da dupla divina em Tachikawa.”

Pode parecer provocação, é claro. Mas o acolhimento da crítica indica que não. No Japão, onde foi inicialmente publicado, recebeu o Prêmio Cultural Osamu Tezula. Na França, onde foi traduzido, foi indicado ao prêmio de melhor quadrinho na edição de 2012 do Festival de Angoulême. Fico feliz que não tenha sido censurado (óbvio) e este “currículo” nos indica que se trata de um mangá acima da média.

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169