Eu gosto de, ao menos uma vez por mês (e me pergunto se não deveria ser mais do que isso) divulgar projetos de quadrinhos brasileiros no Catarse. Acho que sempre é bacana para nós, leitores, termos contato com artistas e projetos diferentes – este é um momento feliz para os fãs da nona arte, com mais oportunidades do que nunca.

As descrições abaixo foram retiradas do Catarse, não são minhas.

Padaria Espiritual em Quadrinhos” (imagem que abre este texto), de Charles Ribeiro Pinheiro

“Sou professor e roteirista Charles Ribeiro Pinheiro e faço uma pergunta: você já ouviu falar da Padaria Espiritual do Ceará?

Para conhecer esse irreverente grêmio cultural cearense apoie esta campanha de financiamento coletivo que servirá para financiar os custos de edição e publicação do livro que será lançado em este ano para comemorar os 130 anos do grupo.

O projeto une a literatura e as histórias em quadrinhos e conta com pesquisa e roteiro de Charles Ribeiro Pinheiro e artes por Luís XIII, artista cearense com trabalhos nos E.U.A, Canadá e França e Talles Rodrigues, ilustrador e designer gráfico, autor de Cortabundas – O Maníaco de José Walter, Novos Sumérios e vencedor do prêmio HQMix 2021 pelo quadrinho Mayara & Annabelle – Hora Extra.

A Campanha Padaria Espiritual em Quadrinhos é fruto de um projeto artístico e interdisciplinar entre Literatura e Quadrinhos, em desenvolvimento ao longo de 8 anos com o objetivo de valorizar as representações do cenário urbano da capital cearense, Fortaleza, usando a linguagem dos quadrinhos como um atrativo meio de difusão cultural e estímulo de leitura abrangente para o público em geral.

Para a construção do romance gráfico sobre a Padaria Espiritual, nos inspiramos na ideia do quadrinista Will Eisner, de que as cidades, como lugares que fermentam ação e oportunidades, são obviamente uma grande fonte de narrativas para os quadrinhos. A pesquisa e publicação desse livro é parte do projeto Fortaleza narrativas gráficas de Charles Ribeiro Pinheiro, que pretende publicar várias obras em quadrinhos que contarão a história de Fortaleza, ressaltando o patrimônio histórico e a memória cultural cearense.”

Estúdio Fefeco“, de Fefê Torquato

“Eu me chamo Fefê Torquato, sou quadrinista e ilustradora.

Há muito tempo eu tenho vontade de ter um espaço que abrigue todas as coisas que eu gosto de fazer e criar. Quadrinhos, papelaria, produtos, vídeos, e mais quadrinhos!

Então resolvi criar o estúdio Fefeco, que era apenas o endereço do meu site fefe.co (ainda em construção) que eu achei que soava engraçadinho, e que poderia dar espaço a algo maior e mais abrangente do que o meu nome pessoal.

Tenho muitos planos para esse estúdio, um calendário repleto de projetos de quadrinhos, graphic novels e séries, uma loja com produtos derivados dos meus personagens e papelaria ilustrada, muita coisa que eu pretendo lançar aos poucos, afinal sou uma só.

Então meu objetivo com essa página é oferecer vários pacotes com produtos, digitais e físicos, exclusivos aos assinantes.

Para as pessoas que me acompanham há tempos, gostam e apoiam o meu trabalho e queiram garantir acesso prévio à quadrinhos originais e inéditos, conteúdo dos processos de trabalho, produtos exclusivos como papéis de parede, cartela de adesivos, pins, e muitas outras coisas legais.

Aos poucos vou lançando mais detalhes das recompensas que virão e que estou preparando com muito carinho pra vocês”

Desenhos do Nando“, de Nando Motta

“E ganha vida o livro que vai reunir as charges do Nando! O ilustrador Nando Motta se tornou um fenômeno nas redes sociais e ganhou mais e mais espaço com suas retratações de situações da política brasileira e de questões sociais nos últimos anos.

Com mais de 300 mil seguidores no Instragram, charges reproduzidas em vários sites e muito bom humor, Nando conquistou um público e trouxe risadas para enfrentar momentos tão duros e difíceis como esses que o Brasil vive durante o (des)governo do Bozo.

Além disso, teremos 20 caricaturas feitas pelo Nando, limitadas a reprodução de apenas 1 pessoa nelas, dê esse presente para você ou para um amigo.

O livro terá prefácio da jornalista Gisele Federicce, editora do Portal Brasil 247, posfácio de Miguel Paiva (Radical Chic) e orelhas de Renato Aroeira.”

Rê Tinta – Quadrinhos de uma preta e empoderada!“, de Estevão Ribeiro

“Oi, eu sou o Estevão Ribeiro, criador da tirinha Os Passarinhos e sou da opinião de que escrever e desenhar, viver de arte neste país, é um ato de resistência. Escrever e expor coisas como a luta de classes, o preconceito social ou pela cor da pele, os deslizes do cotidiano, convidando a parte opressora a fazer sua autocrítica é algo impopular, mas ainda assim necessário.

Por isso criei a Rê Tinta, uma personagem que, apesar do orgulho a cor da pele, ela precisa ser extremamente forte para enfrentar o mundo em que vive.

Através das tiras e, futuramente, livros e cartilhas, a Rê tem como objetivo jogar um pouco de luz em assuntos importantes para a população em geral, sendo ela negra ou branca.

A Rê Tinta é publicada desde o final de julho no Instagram e no Facebook, e além de entreter, ela tem como objetivo dar visibilidade aos problemas que as pessoas de pele negra encontram simplesmente por serem quem são.”

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169