Um projeto bem legal, iniciado em 2019, chega à sua segunda edição: o projeto Narrativas Periféricas, realizado pela Editora Mino com apoio da Perifacon e da Chiaroscuro Studios. Há um texto bem legal sobre ele blog Pagina Cinco, do UOL, mas o resumo é que se trata de um projeto formado à formação de quadrinistas da periferia paulistana.

Vi o anúncio da segunda edição do Narrativas Periféricas aqui no Instagram do Perifacon. Reproduzo trechos da divulgação deles logo abaixo da próxima ilustração e você pode ler mais sobre o projeto nesta URL: https://bit.ly/narrativasperifericas2022 .

Este projeto é incrível e desejo a eles toda sorte do mundo.

(As imagens que ilustram este texto são de contemplados na versão anterior.)

“Agora chegamos à segunda edição do projeto. As inscrições estão oficialmente abertas para seleção. Os contemplados serão dez artistas da periferia de São Paulo (com 50% da cota sendo pra negros, pardos e indígenas), que terão a oportunidade de participar de uma formação gratuita para produção e publicação de histórias em quadrinhos, e terão suas obras inéditas impressas e publicadas pela Editora Mino.

Os selecionados participarão de um curso formativo e gratuito com duração de oito meses, ministrado por Janaina de Luna e Pedro Cobiaco, incluindo conhecimentos técnicos para produção de quadrinhos, como narrativa, roteiro, composição, desenho, etc, além de mentorias individuais e em grupo para produção e publicação de uma obra inédita. Ainda, os artistas terão a oportunidade de participar de masterclasses com grandes nomes do quadrinho nacional, como Alcimar Frazão, Ferréz, João Azeitona, Rafael Grampá e Shiko, entre outros.

A seleção é destinada a artistas que residam na periferia da capital e região metropolitana, e que tenham disponibilidade de participar das aulas presenciais que acontecerão entre abril e dezembro de 2022. As inscrições estão abertas até o dia 25 de fevereiro e podem ser realizadas no link https://bit.ly/narrativasperifericas2022. Maiores informações estão no mesmo link.”

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169