A sessão que batizei Duas Dicas Dominicais se propõe a apresentar duas obras lançadas recentemente no Brasil, mas que sejam de estilos bem diferentes. A ideia é apresentar variedades dentro de um mesmo gênero… por exemplo, um drama brasileiro e um japonês.

Mas eis que surgiu uma oportunidade boa demais para quebrar essa regra. O Brasil recebeu nos últimos meses dois livros do gigante argentino, nascido no Uruguai, Alberto Breccia (1919-93), tremendo quadrinista.

Informe Sobre Cegos”, de Alberto Breccia

Até a sinopse é tensa: Fernando Vidal Olmos está convicto: os cegos formam uma seita secreta que, desde os vastos subterrâneos de Buenos Aires, conspira para conquistar o mundo. A missão de Olmos é escrever o informe que nos revelará essa trama maligna, ainda que isso lhe custe a vida.

Este livro é uma adaptação do terceiro capítulo de “Sobre Heróis e Tumbas”, romance do também argentino Ernesto Sabato (1911-2011).

Sherlock Time”, de Héctor G. Oesterheld e Alberto Breccia

Lançada em 1958, essa complexa trama que envolve mistério, investigação e… alienígenas.

Trata-se da primeira parceria de Breccia com Oesterheld (falo bastante sobre ele aqui) – juntos, viriam a criar “Mort Cinder”, “Che – Os Últimos Dias de um Herói” e uma das versões de “O Eternauta”.

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169