O grande (nos dois sentidos) Paulo Ramos irá ministrar o curso “Censura aos quadrinhos no Brasil contemporâneo”. Serão duas aulas de duas horas cada, a serem dadas nos dias 12 e 19 de setembro.

Ramos é jornalista, professor, escritor e doutor em filologia e língua portuguesa, com pós-doutorado em linguística e comunicação. Digamos que ele entende do assunto! Para saber mais sobre o curso – e se inscrever -, é só clicar aqui.

Sobre o tema: será que é importante refletirmos hoje sobre censura? Em pleno século 21?

Basta ver a imagem que ilustra este post para percebermos que sim. Afinal, no ano passado, o prefeito do Rio mandou recolher da Bienal do Livro as revistas que tinham este beijo nas páginas internas. Por quê? Por serem dois rapazes.

Ações como essa me fazem pensar que estamos no século 21 apenas em tese. Na prática, vivemos alguns lamentáveis momentos de Idade Média.

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169