Vi esta notícia ontem à noite no jornal português “Público” e no blog (também lusitano) As Leituras de Pedro: vem aí um novo álbum de Asterix!

Este lançamento tem algumas curiosidades. Uma é que se trata do primeiro livro estrelado pelo bardo mais querido e desafinado de toda a Gália: Chatotorix!

A outra é que é uma adaptação de uma história escrita pelo roteirista original do personagem, René Goscinny (1926-77), mais de meio século atrás: em 1967. Cocriador do personagem, Albert Uderzo (1927-2020) supervisionou a criação do livro.

O título original do álbum é “Le Menhir d’or” – a editora portuguesa ASA o publicará como “O Menir de Ouro”.

Um gênio incompreendido e artista à frente de seu tempo, Chatotorix teria sido disputado por Beatles e Rolling Stones caso tivesse nascido no século 20

A sinopse: Chatotorix (conhecido em Portugal como Assurancetourix) disputará um concurso musical. Para tanto, concorrerá com uma canção que Goscinny adaptou de “Ménilmontant”, de Charles Trénet (1913-2001).

Péssimo cantor, Chatotorix é uma espécie de equivalente da música do Íbis, o time pernambucano de futebol autoproclamado “o pior do mundo”. Sendo assim, é difícil imaginá-lo vencendo algum concurso musical. Na verdade, se ele conseguir terminar uma canção sem ser incomodado por vaias, já é lucro…

Entretanto, como os excelentes roteiros de Goscinny são surpreendentes, vai que…

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169