
Carol Ito é uma ótima quadrinhista. E, para minha alegria, atua em um gênero pouco difundido aqui no Brasil: o de jornalismo em quadrinhos (ela é jornalista também!).
Sou jornalista, leitor de quadrinhos e fã do trabalho dela. Não tem como eu não gostar deste projeto que ela colocou no Catarse: “HQ-Repórter – Reportagens em quadrinhos de Carol Ito“.
Se você não conhece o trabalho dela, ou não entrou em contato com este gênero de tão grande potencial, aqui está uma bela porta de entrada.

O título da obra é autoexplicativo, mas, segue, abaixo, a sinopse que está no Catarse:
“Jornalismo para ler, ver e sentir
O jornalismo em quadrinhos combina as ferramentas da reportagem com os recursos das narrativas gráficas.
Entrevista, pesquisa, observação, checagem e apuração continuam sendo fundamentais. Mas entram em cena também desenho, cor, enquadramento, sequência e composição.
Essa combinação permite contar histórias complexas de uma maneira ao mesmo tempo rigorosa e afetiva.
Ao longo da última década, usei essa linguagem principalmente para me aproximar de histórias e pessoas que muitas vezes aparecem na imprensa apenas como números, estatísticas ou personagens de passagem.
Desenhar uma reportagem exige tempo. É preciso estar presente, conversar, observar, anotar, fotografar, gravar, apurar e depois transformar tudo isso em roteiro e desenho.
HQ-Repórter nasce do desejo de preservar e reunir esse trabalho em papel, além de contar os bastidores por trás das reportagens.”