O Sugestões de Sábado e o Duas Dicas Dominicais deste final de semana, assim como os de sete dias atrás, serão dedicados aos X-Men. Primeiro, pela importância dos temas abordados: preconceito, tolerância, respeito ao próximo. Segundo, claro, por serem ótimas histórias…

Boa leitura!

Biblioteca Historica Marvel – X-Men” volume 2, de Stan Lee e Jack Kirby

Dando continuidade à dica da semana passada (o volume 1), temos aqui mais 11 histórias do início dos X-Men, com direito à origem do Professor Xavier e à primeira aparição do vilão (e às vezes anti-herói) Fanático.

X-Men – Dias de um Futuro Esquecido”, de Chris Claremont e John Byrne

Comentei aqui na semana passada: nós, fãs, nos dividimos entre qual é o ponto alto da dupla Claremont & Byrne pelos X-Men: “Dias de um Futuro Esquecido” ou “A Saga da Fênix Negra”? Já sugeri um na semana passada, e indico o outro hoje.

O que acontece se o racismo e o preconceito forem levados ao extremo? A eliminação das minorias – ou por confinamento em campos de concentração, ou por morte mesmo. Este é o ponto de partida de uma história que, como acontece no mundo dos super-heróis, embarca no tom da fantasia – neste caso, viagens no tempo.

Um detalhe: hoje, todo mundo viaja no tempo, do Flash do Snyderverse à família disfuncional de Umbrella Academy, sem falar na franquia “O Exterminador do Futuro”. Na época em que foi lançada, entretanto, foi uma saga original – e influente.

Deus Ama, o Homem Mata”, de Chris Claremont e Brent Eric Anderson

A graphic novel que me transformou em um fã dos X-Men para sempre. Um fanático religioso (De qual religião? Não importa, o que importa é que é um fanático) entra numa cruzada para eliminar tudo o que é diferente. No seu universo, são os mutantes. No nosso, leitores, você pode substituir por gays, negros, pessoas de outra religião ou partido político etc.

Baita história.

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169