Eu estava declarando meu Imposto de Renda e… para tudo! A HQ “Escuta, Formosa Márcia“, do ótimo artista brasileiro Marcello Quintanilha, foi eleita álbum do ano no festival francês de quadrinhos de Angoulême, um dos mais importantes do mundo.

É a primeira vez em que um brasileiro conquista este prêmio 🙂

Pode procurar aqui no site Hábito dos Quadrinhos as minhas menções anteriores a ambos para entender minha felicidade ao ler a notícia. Quintanilha é ótimo roteirista e ilustrado (já sugeri outras obras dele aqui no HdQ), e Angoulême é o mais importante festival de quadrinhos da Europa.

Li “Escuta, Formosa Márcia” no início do ano, mas ainda não escrevi sobre ela aqui no site. Prometo que será para breve.

Por enquanto, deixo aqui a sinopse da editora Veneta, que publicou a obra no Brasil:

“Mãe solteira, nascida e criada em uma comunidade do Estado do Rio, a enfermeira Márcia vem travando uma verdadeira batalha doméstica para disciplinar sua filha, a insubordinada Jaqueline. Apesar do auxílio de seu companheiro Aluísio, padrasto da garota, tudo parece inútil: Jaqueline não aceita se submeter a nada que a impeça de sair por aí e fazer o que quiser, sem dar satisfações a ninguém.

Porém, quando a jovem se vê envolvida até o pescoço com o crime organizado, Márcia estará disposta a chegar às últimas consequências para livrá-la dessa enrascada. Quer Jaqueline queira, quer não.”

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169