
Sempre gostei das tiras do ratinho Níquel Náusea, aquele que tem o nome levemente parecido com aquele camundongo da Disney. Achava as HQs engraçadas, surpreendentes, algumas até filosóficas. Em minha leitura matinal de jornais, era um dos meus quadrinhos favoritos.
Aí conheci o autor por trás das tiras: Fernando Gonsales. E passei a gostar mais ainda! Cara bacana, simpático, inteligente. Infelizmente, nunca mais o encontrei. Mas continuo lendo quadrinhos, claro. E agora, para celebrar os 40 anos de seu icônico personagem, o Fernando está lançando, pela Z Edições, uma coleção das tiras deste ratinho tão brasileiro: “Níquel Náusea“.

O primeiro volume está no Catarse. A descrição abaixo é de lá:
“Níquel Náusea, personagem imortal de Fernando Gonsales, está fazendo 40 anos. É com muito orgulho que a Z Edições apresenta esta coleção que irá reunir todas as tirinhas maravilhosas criadas por Fernando nessas quatro décadas.
Bem, na verdade, quase todas.
Perfeccionista, Gonsales fez uma triagem das primeiras 1700 tiras que publicou na década de 80 para o primeiro volume da coleção, que vai trazer 400 tiras cuidadosamente selecionadas. O primeiro volume será em preto e branco e os seguintes terão tiras coloridas.
A partir do segundo volume, as tiras serão publicadas integralmente, em ordem cronológica, retrocompatíveis com os livros publicados nos anos 90/00 pela editora Devir, respeitando tamanho e capa, para os fãs de longa data não precisarem comprar novamente o mesmo livro. Perfeccionismo é isso aí!”