A Darkside Books está lançando um volumaço, em quantidade de páginas e em qualidade: “Eightball Completo“, com 544 páginas escritas e ilustradas pelo talentoso norte-americano Daniel Clowes.

A seção de prêmios de Daniel Clowes é incrível – ele venceu seis vezes o Eisner Awards, o Oscar americano dos quadrinhos: duas como melhor escritor/artista de drama (2000 e 2002), duas de melhor edição única (2002 e 2005), uma de melhor história curta (2008) e uma de melhor graphic novel inédita (em 2011, por “Wilson”). Além disto, neste 2025 seu quadrinho “Monica” foi eleito álbum do ano no prestigioso Festival de Angoulême, na França.

O trabalho de Clowes começou a se popularizar por meio da revista alternativa “Eightball”, lançada por ele no distante ano de 1989. É esta revista para a edição que a Darkside lança agora.

Abaixo, a sinopse da editora:

“Eightball Completo reúne, pela primeira vez em um só volume no Brasil, as 18 edições da icônica revista Eightball, escritas, desenhadas e publicadas por Daniel Clowes entre 1989 e 1997. Publicada originalmente pela Fantagraphics, a série é considerada um divisor de águas nos quadrinhos alternativos, abrindo espaço para novas narrativas visuais que rejeitavam os clichês do mainstream e ousavam explorar as contradições, angústias e esquisitices da vida adulta urbana contemporânea.

Clowes é mestre em dissecar o absurdo e a melancolia do cotidiano, explorando temas como alienação, fama, identidade, vazio existencial e a eterna busca por sentido. Ao mesmo tempo, Eightball é uma celebração (e uma subversão) da linguagem gráfica dos quadrinhos clássicos: colagens visuais, capas falsas, anúncios fictícios, metalinguagem e referências diretas à estética pulp dos anos 1940 e 1950, antes do rígido código de censura imposto pela indústria dos quadrinhos nos EUA.”

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169