Para encerrar esta semana especial em homenagem ao Quarteto Fantástico, vou publicar um listão com nada menos do que 20 histórias importantes da “Primeira Família” da Marvel – assim como fiz há poucos dias com o Superman.

Deixei alguma que adora de fora? Muitas, acredite…

ANOS 60

Repare que são nada menos do que nove histórias criadas pela mesma dupla: Stan Lee e Jack Kirby. Eles fundaram a mitologia que sustenta o Quarteto Fantástico até hoje, enquanto, em outros títulos (como “Vingadores” e “Hulk”) sedimentaram a Marvel que hoje faz sucesso tanto nos quadrinhos quanto no cinema.

1961 – “O Quarteto Fantástico“, de Stan Lee e Jack Kirby

1962 – “O Quarteto Fantástico encontra os alienígenas Skrull!“, de Stan Lee e Jack Kirby

1962 – “Prisioneiros do Doutor Destino“, de Stan Lee e Jack Kirby

1963 – “Prisioneiros do Faraó!”, de Stan Lee e Jack Kirby

1965 – “Tumulto no Edifício Baxter!“, de Stan Lee e Jack Kirby – com o Casamento do Senhor Fantástico e da Mulher Invisível

1966 – “A Saga de Galactus“, de Stan Lee e Jack Kirby

1966 – “Esse homem… esse Monstro!”, de Stan Lee e Jack Kirby

1966 – “Pantera Negra!”, de Stan Lee e Jack Kirby

1967 – “Faça-se… a vida!“, de Stan Lee e Jack Kirby – o nascimento de Franklin Richards

ANOS 70
Difícil manter o alto nível da década anterior, mas temos aqui a história metalinguística do Homem-Impossível indo visitar o estúdio da Marvel e o início de John Byrne, ainda como só desenhista, na revista mensal da “Primeira Família”.

1976 – “Improbable As It May Seem–The Impossible Man Is Back In Town!” (inédita no BrasiL), de Roy Thomas e George Pérez

1978 – “Quando titãs colidem!“, de Marv Wolfman e Keith Pollard

1979 – “A Origem de Terrax“, de Marv Wolfman e John Byrne

ANOS 80

John Byrne escrevendo e desenhando o Quareto era simplesmente demais. Selecionei só quatro, mas deixei muita coisa bacana de fora, acredite.

1981 – “Perigo num Pequeno Povoado”, de John Byrne

1982 – “O Julgamento de Reed Richards“, de John Byrne

1983 – “Explorando a Zona Negativa“, de John Byrne

1984 – trilogia informal composta por “Karisma!”, “Uma Pequena Perda” e “A máscara do destino” (1984), de John Byrne e Kerry Gammill – um drama na vida do casal Reed e Sue

ANOS 90
Os anos 90 foram triste para os quadrinhos de super-heróis, e a qualidade da curta minissérie “Marvels” só ressalta isso.
1994 – “Marvels“, de Kurt Busiek e Alex Ross

SÉCULO 21

Jonathan Hickman como roteirista foi o grande trunfo do Quarteto neste novo século – eu, particularmente, gosto muito do conceito da Fundação Futuro.

2009 – “Consertar Tudo“, de Jonathan Hickman e Dale Eaglesham’.

2010 – A criação da Fundação Futuro, de Jonathan Hickman e Neil Edwards

2010-11 – “Três”, de Jonathan Hickman e Steve Epting

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169