Antes das comics shops, das livrarias especializadas, havia apenas as boas e velhas bancas de jornal. Marcaram minha infância: prateadas, envelhecidas, por vezes tortas, e sempre habitadas por jornaleiros simpáticos que adoravam conversar com crianças como eu. Quem frequentou as bancas no início dos anos 90 (o/) vai se lembrar da (poucas) opções infantis: Turma da Mônica (claro), Disney e… Turma do Arrepio, criação de César Sandoval.

Os vizinhos Medéia, Luby, Draky, Stein, Tuty, Belfedo e Epitáfio, que moram no mesmo prédio, parecem monstrinhos fofos – e não é à toa. Afinal, são herdeiros alegres e divertidos de monstros icônicos da nossa cultura, como lobisomens, bruxas, vampiros e o Monstro do Frankenstein. Suas aventuras saíram em quadrinhos entre 1989 e 93, totalizando 43 edições, e, mais tarde, ganharam uma série na TV Manchete, em 1997 (abaixo, a abertura).

A Comix Zone! está lançando uma edição de 300 páginas que resgata estes quadrinhos: “A Turma do Arrepio – Edição Histórica(que já está em pré-venda). Abaixo, a sinopse:

“Criada por Cesar Sandoval no fim dos anos 1980, A Turma do Arrepio foi um dos maiores sucessos dos quadrinhos infantis brasileiros. Com um humor assustadoramente afiado e personagens inspirados nos monstros clássicos do cinema, a turma rapidamente virou febre nas bancas, nas telas da TV e nos recreios da escola.
Draky, Medeia, Stein, Tuty, Luby e o inconfundível Belfedo estão de volta nesta Edição Histórica – uma seleção especialíssima com as melhores histórias da série original, todas cuiadadosamente restauradas e recoloridas.
A Comix Zone reapresenta este clássico em uma edição de luxo, com capa dura, lombada arredondada e 304 páginas coloridas impressas em papel couché. O volume vem recheado de extras: capas, esboços, estudos de personagens e uma entrevista exclusiva com Cesar Sandoval. Como brinde, a edição traz ainda seis tazos colecionáveis com toda a turminha.”

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169