Não tinha medo o tal Marcelo Bonfá de se aventurar em uma forma de arte tão distante daquela que o consagrou… O baterista da icônica Legião Urbana está lançando uma autobiografia – mas não em prosa. A editora Brasa está lançando “Minha Banda Preferida de Todos os Tempos“, HQ escrita e ilustrada pelo próprio Bonfá.

Confesso que não sabia dessa ligação do Bonfá com os quadrinhos, e olha que ele criou ilustrações para vários álbuns da banda – o que, imagino, qualquer fã da Legião mais atento do que eu deve saber há tempos.

Ainda é cedo para comentários sobre como ficou a HQ – li apenas as primeiras, de um total de 224 páginas. Abaixo, a sinopse da editora.

“Músico, compositor, artista visual e um dos fundadores da Legião Urbana, Marcelo Bonfá acaba de anunciar o lançamento de Minha Banda Preferida de Todos os Tempos, autobiografia em quadrinhos totalmente escrita e ilustrada por ele ao longo dos anos que passou em turnê, entre um show e outro, celebrando o repertório da sua banda Legião Urbana. O baterista transforma suas memórias em imagens emblemáticas sob o ponto de vista único: a de um dos nomes mais influentes do rock brasileiro.
Bonfá sempre teve uma ligação intensa com as artes visuais. São dele os desenhos do encarte do disco de estreia da Legião, de 1985, além das ilustrações do álbum Música para Acampamentos (1992), desenhos estes que foram apresentados a banda e que definiram o nome do álbum, as aquarelas de Uma Outra Estação (1997) ,os três legionários em Abbey Road que simbolizam os cds remasterizados da banda e dos quadrinhos no encarte do álbum “Que País é Este” que já acenavam para esta vertente que Bonfá desenvolve agora.
Em Minha Banda Preferida de Todos os Tempos, ele une narrativa gráfica e memória afetiva em uma publicação inusitada e pioneira, uma autobiografia usando a linguagem dos quadrinhos. “Sempre gostei de desenhar, desde criança e já desenvolvi muitos projetos através dos meus traços. Mas esse projeto me acompanhou por muito tempo, mesmo que em forma de expectativas e cobranças por parte dos fãs da Legião Urbana”, conta.”

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169