Ontem, enquanto respirava durante o curto intervalo entre um esporte olímpico e outro, publiquei um texto com cinco indicações de HQs que abordam modalidades olímpicas – ainda que tangencialmente. Muitas ficaram de fora, claro. Então, volto ao ataque, em busca dos três tempos e da classificação para a disputar a medalha, com mais cinco indicações.

Uma vez mais, tentei ser eclético: tem mangá, HQ brasileira, quadrinho americano e BD europeia, com sinopses das próprias editoras. Boa leitura… e boa Olimpíada!

FUTEBOL
As Tiras Clássicas do Pelezinho“, de Estúdios Mauricio de Sousa
“Uma coleção de livros que reapresentam em ordem cronológica as tiras mais divertidas do Pelezinho, feitas especialmente para jornais, em histórias curtas e bem-humoradas. São 360 tiras clássicas por edição, em preto em branco.”

GINÁSTICA ARTÍSTICA
Guerreiro Pacífico em Quadrinhos“, de Dan Millman
“O livro O Caminho do Guerreiro Pacífico já vendeu milhões de exemplares e tornou-se um best-seller internacional, inspirando homens e mulheres de todas as idades. Agora, o escritor Dan Millman e o ilustrador Andrew Winegarner traduzem a narrativa do guerreiro pacífico para o estilo e o dinamismo dos quadrinhos. Essa nova versão da famosa saga de amadurecimento espiritual e iluminação inclui novas cenas e trechos inéditos que não se encontram nem no livro original nem na sua versão para o cinema. Assombrado por pesadelos e pela vaga sensação de que algo está faltando em sua vida, Dan se encontra, certa noite, num posto de gasolina. Ali conhece um velho chamado Sócrates, e a partir daí seu mundo começa a mudar. Guiado por esse misterioso guerreiro e atraído por uma jovem enigmática chamada Joy, Dan parte numa jornada pelos domínios da luz e da sombra – jornada que o conduz a um confronto final que pode libertá-lo ou destruí-lo.”

JUDÔ
O Judoka, de FHAF
“Livro traz de volta O Judoka pelo seu maior artista. Obra que resgata as histórias geniais criadas e desenhadas por FHAF, perdidas desde os anos 70. Editado e organizado pelo jornalista Francisco Ucha, o livro faz uma homenagem ao quadrinista Floriano Hermeto e traz, em suas 192 páginas, a republicação de suas cinco histórias clássicas de O Judoka, obras primas que foram lançadas originalmente entre maio de 1970 e abril de 1972. A publicação também conta com vários conteúdos importantes: além de entrevistar Floriano Hermeto e de publicar um panorama histórico da época, a obra traz histórias em quadrinhos inéditas que foram desenhadas por FHAF para a Ebal, e que jamais foram publicadas: são seis páginas com uma nova aventura do Judoka; duas páginas de Zorro (The Lone Ranger) e sete páginas com uma aventura sobre cangaço apresentando um novo personagem: Tempestade.”

TÊNIS DE MESA
Ping Pong“, de Taiyo Matsumoto
Tsukimoto (conhecido como “Smile”) e Hoshino (conhecido como “Peco”) são amigos de infância. Apesar de terem personalidades completamente diferentes, os dois são inseparáveis desde o Ensino Fundamental, quando começaram a jogar Tênis de Mesa no dojo “Ping Pong Tamura”, em frente à estação de trem. Hoshino é um gênio no esporte, que faz só o que lhe dá na telha, e vive fugindo dos treinamentos no clube. Já Tsukimoto é introvertido e guarda o seu talento no Tênis de Mesa de todos

JOGOS OLÍMPICOS
Les Schtroumpfs Olympiques”, de Peyo
Única das dez indicações que permanece inédita no Brasil. Ou seja, é um pedido implícito para publicarem por aqui… Gosto muito dos Smurfs, especialmente das HQs de seu criador, o belga Peyo, e das animações mais recentes, lançadas desde 2021.

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169