É normal, quando converso com fãs de mangás, eles louvarem o tipo de arte que, para eles, sintetiza os quadrinhos japoneses: dinâmica, altamente expressiva (olhos grandes, por exemplo), visualmente cinética.

Eu gosto muito de mangás. Mas o que mais me impressiona neles, mais do que a dinâmica arte, é a qualidade do roteiro de alguns autores específicos. E um deles é Jiro Taniguchi (1947–2017). Autor talentosíssimo, dono de um traço lindo e elegante, Taniguchi entregou alguns dos meus mangás favoritos.

Um deles me veio à mente por conta da data que celebramos amanhã: “O Diário do Meu Pai” (ed. Pipoca & Nanquim). Yoichi Yamashita recebe a notícia de que seu pai morreu, e viaja para a cidade onde cresceu para o velório e o enterro.

Nesta jornada, entendemos um pouco mais sobre ambos – que estavam havia uma década sem se falarem. Há muitos sentimentos e memórias em cena – do protagonista agora órfão, mas também das pessoas que conviveram com seu pai. Há lembranças de carinho, sentimentos reservados, responsabilidade e muito sacrifício.

Para mim, uma história emocionante, forte, tocante, inteligente e que nunca desgrudou dos meus neurônios. Arte com A maiúsculo. Recomendo.

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169