Em janeiro deste ano, escrevi uma coluna elencando que quadrinhos estrangeiros eu gostaria que fossem publicados aqui no Brasil. Pois é, e não é que começou a dar certo?!

A editora Comix Zone! colocou em pré-venda “O Corpo de Cristo”, da espanhola Bea Lema. Trata-se de uma obra recente (é de 2023) e premiada: Premio Nacional del Cómic (ou seja, melhor HQ da Espanha) e Prêmio do Público France Télévisions no Festival de Angoulême (na França), ambos em 2024. Bea Lema criou uma HQ autobiográfica sobre saúde mental apresentada com uma linda e inovadora arte que mistura ilustrações e bordados.

Depressão, saúde mental, ansiedade e temas assim sempre foram importantíssimos – vai dizer que você não conhece pessoalmente alguém que desmerece tratamentos psicológicos e/ou de remédios antidepressivos? Na minha subjetiva opinião, sem nenhum embasamento científico, tal tema ficou ainda mais urgente depois da devastadora pandemia de Covid. Qualquer obra, quadrinho ou não, que leve a sério estes temas já conta com a minha simpatia.

Abaixo, a sinopse da editora:

“Quando Vera era criança, um demônio rondava sua casa, atormentando sua mãe e martelando seus nervos até deixá-la prostrada na cama por dias. E quando, enfim, o demônio adormecia, era preciso manter silêncio absoluto para não acordá-lo. Entre as sessões de exorcismo com a curandeira e as consultas com o psiquiatra, ano após ano, a superstição se dissipa para dar lugar ao diagnóstico. Mas, apesar dos abusos, da doença e das excentricidades, o amor entre mãe e filha é mais forte que tudo, resistindo ao tempo e às tempestades.”

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169