
Novembro está quase acabando, mas eu não podia deixá-lo terminar sem cumprir uma tradição mensal aqui do Hábito de Quadrinhos: sugestões de projetos brasileiros no Catarse.
Como faço há tempos, separo aqui quatro projetos nacionais que me parecem interessantes. Nem sempre conheço o trabalho ou os autores, e a descrição é a deixada por eles no Catarse. Espero que ao menos um te interesse!
“Todos os problemas do mundo“, de Wes Samp

“Imagine um mundo em que os nossos problemas aparecem para nós como bichinhos fofos. Essa é a minha série de tiras “Cada um com seus problemas”, que mostra, de uma maneira muito bem-humorada, como lidamos com eles. Parece que foi ontem, mas em 2024 a série completou 10 anos de criação, e daí veio a ideia de preparar um novo livro pra comemorar este aniversário. Ele traz mais de 140 tirinhas, incluindo algumas que ainda não publiquei na internet. Para quem não tem nenhum dos meus livros é um excelente ponto de partida. Para quem já tem, nesta edição você vai encontrar muitas tiras inéditas em publicações impressas, além de outras totalmente repaginadas para esta nova publicação.”
“ilustralu” (assinatura), de Luiza de Souza

“Ok, primeiro, deixa eu me apresentar! Eu sou Luiza de Souza, as pessoas na internet costumam me conhecer como @ilustralu! Trabalho com ilustração, invento quadrinhos e gosto de pensar que quando a gente conta histórias que a gente sempre quis ler – de coração, o mundo fica um bucadinho melhor. Eu gosto de ilustrar e escrever sobre relacionamentos, sobre cotidiano, sobre cidades, mas – principalmente, sobre pessoas e os universos que existem dentro e ao redor de todas elas. Com essa assinatura, você colabora com a minha produção de conteúdo autoral e permite que eu possa compartilhar meu processo criativo e encontrar boas conversas nesse percurso que costuma ser tão solitário – mas que não precisa ser.”
“Toca Ficha“, de Rafael Corrêa

“Toca Ficha é o meu novo livro, compilando os últimos seis anos de cartuns. Desta vez, ao invés de um livro que pare em pé, vamos trabalhar com o conceito de “caber na caixinha do correio”, assim não deixamos um rim nos correios e você recebe seu livro sem precisar ficar esperando sentadinho em casa. Um dia você chega em casa e: UAU, chegou meu livro!”
“Receitas para Fingir que Sabe Confeitar“, de Digo Freitas

“Receitas para Fingir que Sabe Confeitar é uma coletânea de histórias em quadrinhos recheada de receitas. Ou um livro de receitas recheado de quadrinhos. Como preferir. Claro, já sabia que seria uma coletânea de tirinhas da minha série Minha Vida de Cão, mas eu buscava um tema, um conceito. Olhando tudo que fiz com os personagens desde 2018, percebi um padrão: muitas tirinhas sobre cozinhar. Muitas. Foi aí que, no ano passado (2023), lancei um livro de receitas expandindo esse conceito de cozinha e quadrinhos: Receitas para Fingir que Sabe Cozinhar. A primeira ideia deu muito certo, muitos leitores felizes, então por que não fazer mais e melhor? Agora, só receitas doces! Todas as 20 receitas doces deste novo livro foram selecionadas entre as minhas favoritas, simplificadas e ilustradas com carinho. Além das receitas nas páginas ímpares, acompanhas de uma tirinha de humor, nas páginas pares entram tirinhas sobre o mundo da cozinha, da confeitaria e afins.”
“Horário de Verão” vol. 2, de Hayde

“Depois de decidir como passar sua última hora de vida, Maya, agora uma alma desencarnada, assume seu posto como a nova ceifeira! Sob os cuidados de Kazui, que só queria férias, ela retorna a sua cidade para desencarnar uma pessoa que conhecia em vida e…um gato?
Como assim é pra trazer um gato? Animais não são de outro departamento? O gato é…estranho? Tá bom, tá bom, vou botar na lista deles também.”