Todo leitor de super-heróis sabe que Superman e Homem-Aranha, por mais icônicos que sejam, não moram no mesmo país. Nem no mesmo planeta. Eles vivem em dimensões diferentes: Superman, com seus colegas da DC (Mulher-Maravilha, Batman etc); Homem-Aranha, com seus parceiros da Marvel (Wolverine, Homem de Ferro etc.).

Por isso eu, quando criança, era louco para ler “A batalha do século!“, a clássica história que colocou, pela primeira vez, Superman e Homem-Aranha juntos em uma mesma aventura.

Escrita por Gerry Conway e ilustrada por Ross Andru, a aventura foi publicada nos EUA há tanto tempo que eu não era nem nascido: 1976, para ser mais preciso. Foi a primeira vez em que as duas grandes editoras colocaram seus personagens em uma mesma aventura – evento este conhecido como “crossover”.

Nós brasileiros, tivemos acesso a esta aventura em três ocasiões: 1977, pela Ebal, e em 1986 e 1993, pela Abril.

E, claro, foi um sucesso. A continuação veio cinco anod depois: “Homem-Aranha e Superman”, agora com Jim Shooter e Marv Wolfman no roteiro e desenhos por John Buscema. Também teve três publicações por aqui: em 1982, pela RGE, e em 1989 e 93, pela Abril.

De novo, foi um sucesso, claro… mas foi a última aventura protagonizada unicamente por eles.

Nestes 45 anos desde então, Marvel e DC fizeram muitos crossovers entre si – e também com outras editoras. Alguns foram meio fuén, como “DC vs Marvel”, algumas muito bacanas, como a mini “Liga da Justiça e Vingadores” (abaixo).

Bom, tudo isso para dizer que, com a bênção de Rao, o deus dos kryptonianos, e J. Jonah Jameson, o deus dos jornalistas, as duas editoras se juntaram novamente e, após 45 anos, Superman e Homem-Aranha voltam a ser protagonistas de uma mesma aventura. Ou, no caso, duas.

Superman/Spider-Man” sairá pela DC e está agendado para o final do mês que vem e contará com várias histórias, vários artistas e vários personagens de ambas as mitologias: Lois Lane, Mary Jane Watson, Jimmy Olsen, Homem-Aranha 2099 etc… Entre os artistas que participarão desta edição festiva estão Tom King, Jim Lee, Gail Simone, Belén Ortega e outros.

No mês seguinte, pela Marvel, é a vez de “Spider-Man/Superman“, com, além dos protagonistas, o Homem-Aranha Noir (o que será interpretado pelo Nicolas Cage em um seriado ainda este ano), o Superman da Era de Ouro, Gwen Stacy e Lana Lang aparecerão em HQs criadas por Brad Meltzer, Pepe Larraz, Sara Pichelli, Brian Michael Bendis etc.

Ainda não anunciaram se vai sair por aqui, mas acredito que é uma questão de “quando”, e não de “se”…

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169