Marcel Gottlieb (1934–2016), que assinava como Gotlib, foi um grande nome dos quadrinhos franceses. Criador e editor, foi um dos expoentes no trabalho de valorização das BDs (bandes dessinées, quadrinhos franceses) para o público adulto.

Duas obras que estão sendo publicadas na França neste final de ano valorizam a obra – e a vida – de Gotlib. Uma delas é uma coleção, lançada em conjunto pelas editoras editoras Dargaud e Fluide Glacial, que publica sua obra completa. O primeiro volume está à venda: “Gotlib – Œuvre complète, 1967” (imagem abaixo).

O segundo projeto, que sai pela editora Fluide Glacial, é uma biografia (em quadrinhos, claro!), escrita por Arnaud le Gouëfflec e ilustrada e colorida por Julien Solé. O título é autoexplicativo: “Gotlib, une vie en bandessinées” – em tradução aproximada, “Gotlib, uma vida em quadrinhos” (imagem abaixo, além da que abre este texto).

Como fã de quadrinhos, gostariam que ambos os trabalhos saíssem por aqui. Nós, leitores brasileiros, tivemos pouquíssimo contato com sua obra, e seria muito bacana viu de que maneira ajudou a valorizar os quadrinhos em um mercado tão incrível quando o franco-belga.

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169